Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/13 às 20h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Shantala para as crianças do Arapoanga

COMPARTILHAR

Massagem é oferecida em outras 15 unidades de saúde


No Centro de Saúde n° 05 do Araponga, em Planaltina, mães e pais têm oportunidade de aprender técnicas de Shantala (massagem em bebês), durante reuniões realizadas duas vezes por mês. O objetivo é que a prática se torne rotineira, para promover o vínculo afetivo entre a mãe e a criança.

O grupo da Shantala do Arapoanga é cooordenado pela enfermeira Lara Emília Oliveira Barreto e a técnica de enfermagem Roberta Pereira Farias. Os pais e mães são convidados a participar das reuniões ao levar o filho para a consulta ou para tomar vacinas na unidade.

De acordo com Roberta, o atendimento é realizado individualmente e em grupo. “Algumas mães nos procurarem porque o filho está com cólicas, então indicamos a massagem”, diz.

A Shantala é uma prática de massagem em bebês e crianças, originária da Índia, realizada por meio de toques e manobras específicas, executada por mães e cuidadores.

Segundo a enfermeira Lara Emília Barreto, a massagem ajuda as mães e pais a se aproximarem do bebê e proporciona inúmeros benefícios, além do relaxamento, redução de tensões, melhora a respiração, fortalece a musculatura e estimula o cérebro.

A dona de casa, Carla Garcia, aprovou a iniciativa. “Sempre tive interesse em aprender as técnicas e estou tendo a oportunidade de ajudar no desenvolvimento do meu filho”, diz.

Em Planaltina, as mães e seus bebês são agendados a partir dos serviços de saúde da própria unidade e o encontro é organizado pelo servidor da unidade que participa do grupo da Shantala. O Lar Fabiano de Cristo, entidade comunitária de Planaltina, que desenvolve atenção a mais de 250 crianças também faz parte do grupo.

A Shantala é uma Prática Integrativa em Saúde e foi implantada na SES/DF em 2000. Atualmente 16 unidades de Saúde oferecem Shantala (8% das unidades do DF), com 20 profissionais habilitados para realizar atividades individuais e em grupo.

Essas unidades estão localizadas na Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Park Way, Gama, Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Brazlândia, Sobradinho, Paranoá e Planaltina.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF

Atendimento à imprensa:

(61)3348-2547/2539 e 9862-9226