Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/17 às 18h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Sobradinho promove atividades no Dia Mundial do Diabetes

COMPARTILHAR

Foram 192 pessoas atendidas pela unidade, em ações de prevenção e diagnóstico da doença

BRASÍLIA (14/11/2017) – Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta terça-feira (14), o Serviço de Endocrinologia do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) realizou 192 atendimentos de prevenção e diagnóstico da doença no público que frequenta a unidade. O evento começou as 7h e deve terminar às 17h. Neste ano, o tema da campanha é Mulheres e Diabetes.

No período da manhã, médicos endocrinologistas, enfermeiras e auxiliares de enfermagem atenderam ao público aferindo a glicemia capilar, pressão arterial, peso, altura e calculando o Índice de Massa Corporal (IMC) como medidas de prevenção e diagnóstico precoce. Também foram feitos exames de bioimpedância – método mais utilizado para detectar sobrepeso e obesidade – na população.

À tarde, o hospital realizou atividades de educação e controle do diabetes em pacientes do HRS com a doença. A programação incluiu palestras sobre aplicação de insulina, nutrição, bomba de insulina e exercícios físicos mais adequados para quem possui a doença. Também foram oferecidos lanches e realizados sorteios de brindes aos participantes.

Aferição de glicemia

“O principal objetivo é implementar ações de prevenção a diabetes e conseguir detectá-la de forma precoce. Por ser uma doença silenciosa, às vezes os pacientes podem ter e sequer saber. Por isso é importante ações como a promovida por essa campanha internacional”, informou a coordenadora do evento e médica endocrinologista, Betyna Saldanha Corbal.

DATA – O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF (International Diabetes Federation) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário do médico Frederick Banting que, junto com o colega de profissão Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.