Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/17 às 22h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Termina 4ª Oficina Planifica SUS

COMPARTILHAR

Encontros buscam organizar os processos de trabalho da atenção primária e ambulatorial especializada

BRASÍLIA (11/5/17) – Cerca de 100 servidores da Secretaria de Saúde concluíram, nesta quinta-feira (11), a 4ª Oficina Planifica SUS. Durante dois dias, eles puderam entender como deverá ser organizada a linha de cuidados para pacientes com diabetes e hipertensão.

“Esses pacientes são atendidos na atenção primária, mas em determinado momento, podem precisar ser encaminhados para a atenção secundária e até mesmo para a terciária. Para organizar isso, é preciso estabelecer regras, com base em protocolos e diretrizes clínicas. Essa oficina visa esclarecer o papel de cada um e aspectos de cada serviço e, assim, desenhar o fluxo de atendimento aos usuários portadores dessas doenças crônicas”, explica a médica da Gerência de Ciclos de Vida, Tânia Walzberg.

Outros dois assuntos ainda devem ser tratados em oficinas do Planifica SUS: assistência farmacêutica, que deve ocorrer nos dias 13 e 14 de junho, e sistemas de informação/monitoramento e avaliação, com previsão para agosto. Os encontros são realizados sempre na Região Leste.

O QUE É – O processo de Planificação da Atenção Primária à Saúde vai oferecer uma série de oficinas voltadas para organização dos processos de trabalho da atenção primária e ambulatorial especializada. Trata-se de uma estratégia da SES em parceira com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e faz parte do Programa Brasília Saudável.