Governo do Distrito Federal
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15/02/13 às 17h54 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Treinamento técnico administrativo para bom atendimento

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Preocupação com acolhimento do paciente

A comunicação eficiente entre o usuário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas e o técnico administrativo que o recebe no balcão de entrada é o principal foco do workshop que será realizado terça e quarta-feira (19 e 20), no auditório da Clínica da Família, na quadra 104. Os participantes serão divididos em duas turmas, sendo a primeira na terça-feira, de 13h às 17h, e a segunda na quarta-feira, de 8h às12h.

A gerente da UPA do Recanto, Cristhiane de Aguiar, explica que a iniciativa visa aprimorar ainda mais o acolhimento do paciente. “Às vezes um olhar de compreensão, uma palavra gentil ou um gesto de carinho valem muito mais do que qualquer outro atendimento que já está implícito no serviço de saúde. É por isso que estamos treinando o técnico administrativo, o qual o paciente se dirige em primeiro lugar dentro da unidade”, aponta.

Temas que muitas vezes parecem banais, mas que são considerados de suma importância para um bom atendimento farão parte do workshop, que reunirá 20 técnicos administrativos da UPA, além da facilitadora Cristiani Mendes, autora de um projeto que inclui ética, boas maneiras, comportamento no trabalho e marketing pessoal.

Cristiani, que também é técnica administrativa, revela que o paciente “ tudo percebe e tudo vê dentro do serviço de saúde”. Daí a importância de um comportamento que esteja de acordo com os padrões de uma instituição. “Relações e brincadeiras entre os colegas, uso do celular, alimentação no ambiente de trabalho, maquiagem e maneira de se vestir também são alguns dos temas que serão discutidos durante o workshop.

Arielce Haine

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