Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/13 às 20h36 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Tudo pronto para estréia do Circuito Saúde para Todos, na Estrutural

COMPARTILHAR

Ação neste sábado vai oferecer diversos serviços à comunidade

O Circuito Saúde Para Todos, que vai percorrer as regiões administrativas do Distrito Federal, levando informações e promovendo saúde aos cidadãos, chega neste sábado (23) à Estrutural. Tendas serão montadas na entrada da cidade e, das 9h às 17h, qualquer pessoa poderá fazer exames rápidos (como testagem HIV/Aids), aferir a pressão, além de receber orientações sobre doenças. O governador Agnelo Queiroz e o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, abrirão oficialmente as ações no Circuito às 9h.

A Carreta da Mulher, o ônibus do Hemocentro e a Unidade Móvel de Saúde Bucal também estarão no local para atender a população. “Queremos mostrar para a comunidade que nós, da Secretaria de Saúde, estamos à disposição o tempo todo; afinal, nosso papel é cuidar das pessoas. O Circuito Saúde Para Todos foi criado para fazer isso de forma itinerante”, explica o secretário Rafael Barbosa. O evento traz ainda inovações, como a Turma da Saúde.

Uma vez por mês, o circuito estará montado em uma região diferente do Distrito Federal, levando a prevenção e a promoção da saúde de forma itinerante às localidades onde há carência de equipamentos de saúde. Nesses locais, serão disponibilizados serviços para públicos diversos: mulher, idosos, crianças e adultos.

A estrutura do circuito é composta por uma tenda central, seis tendas laterais, além de unidades móveis como a Carreta da Mulher, que oferece exames de mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo de útero; o ônibus do Hemocentro, que faz a captação de doações de sangue, e a Unidade Móvel de Saúde Bucal, que vai disponibilizar serviços odontológicos.

Nas tendas laterais, estarão à disposição da comunidade local testes rápido de HIV/Aids e hepatites virais, aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros. Também haverá distribuição de material educativo e orientações sobre vários temas como saúde do trabalhador, saúde do idoso, saúde mental, doação de órgãos e dengue.

Na tenda central serão realizadas diversas atividades como as práticas integrativas–tai chi chuan, automassagem,liangong -, e apresentações teatrais com Teatro da Dengue e a Turma da Saúde- de forma lúdica, os cinco personagens vão passar orientações sobre a classificação de risco. Também vai se exibir no local o Coro da Saúde Mental. Brinquedos infláveis vão fazer a alegria das crianças.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que cerca de cinco mil pessoas passem pelo local no sábado. Além da SES, participam da ação o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Administração Regional do CSIA, o Samu, a Agefis, Caesb, CEB e o Serviço de Limpeza Urbana(SLU).
Centro de Saúde

Os 32.000 mil moradores da CidadeEstrutural são atendidos por um centro de saúde que conta com 10 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A unidade realiza, em média, quatro mil atendimentos por mês. Dentre os serviços oferecidos estãoconsultas de pré-natal pediatria, ginecologia, odontologia e clínica médica. Conta também com grupos e programas de atendimento à gestante adolescente, tabagismo, terapia comunitária, fisioterapia, liangong, climatério (mulheres a partir de 35 anos), roda de mulheres, atividade física, Programa Cárie Zero e o Programa de Atendimento à Violência.

Celi Gomes