Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/19 às 13h34 - Atualizado em 10/09/19 às 13h55

UBS 1 do Paranoá oferece atividades para melhorar qualidade de vida de pacientes

COMPARTILHAR

Exercícios posturais, alongamento e fortalecimento muscular estão entre as práticas

 

Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida à população usuária da rede pública, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Paranoá organiza grupos de atividades coletivas. A iniciativa faz parte da proposta de promover a saúde incentivando o autocuidado, com foco na mudança do estilo de vida.

 

As atividades são oferecidas gratuitamente aos usuários da UBS. No momento, existem 19 grupos formados, com encontros regulares uma vez por semana. As atividades incluem orientações, exercícios posturais, de alongamento e de fortalecimento muscular.

 

Os grupos contam com a participação de vários profissionais, como psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social, integrantes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), que dão suporte às dez Equipes de Saúde da Família da unidade.

 

O Grupo de Hábitos Saudáveis, por exemplo, é direcionado a pacientes com obesidade, hipertensão e diabetes. O foco é a mudança de hábitos de vida para a prevenção de agravos e controle dessas doenças. Os pacientes recebem dicas sobre alimentação saudável, fazem caminhadas e outros exercícios.

 

“O Grupo de Hábitos de Vida Saudável tem como objetivo o acompanhamento dos pacientes pelas Equipes de Saúde da Família junto ao Nasf, uma vez que temos um alto índice dessas doenças entre os pacientes da UBS 1 do Paranoá”, acrescentou a fisioterapeuta Renata Teles.

 

A paciente Tereza Grigore é umas das participantes do Grupo de Hábitos Saudáveis. Antes das atividades, ela relata que não se sentia disposta. Agora, com as práticas oferecidas na rede pública, sente-se bem melhor. “Para mim, o grupo é ótimo. Ando mais animada, mais disposta e consigo fazer todas as minhas atividades de casa com mais disposição”, relata.

 

ACESSO – Existem duas formas para os interessados terem acesso às atividades: ser encaminhado pela Equipe de Saúde da Família ou procurar diretamente a UBS 1 do Paranoá.

 

O primeiro passo para o início do tratamento é a triagem do paciente, com pesagem, medição de altura, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), circunferência abdominal, glicemia e pressão arterial.

 

Em todos os pacientes, a pressão arterial é aferida antes e depois dos exercícios. No caso dos diabéticos, é medida a glicemia. Pacientes que apresentam glicose e/ou pressão arterial muito alteradas são encaminhados para a Equipe de Saúde da Família responsável.

 

Para saber mais sobre os tipos e características dos grupos abertos à participação da comunidade, basta procurar a UBS 1 do Paranoá. A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h30, e na sexta-feira, das 14h às 18h. A unidade fica na quadra 21, Área Especial, conjunto 15.

 

Da Agência Saúde

Fotos: Dislley Neves/Saúde-DF