Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/18 às 15h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

UBS 2 do Itapoã realiza Feira de Troca de Livros

COMPARTILHAR

Evento reuniu crianças, adolescentes e famílias – Foto: Divulgação

 

A primeira Feira de Troca de Livros da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 do Itapoã foi promovida no sábado (26). A atividade contou com a participação expressiva de crianças, adolescentes e famílias inteiras, que somaram mais de 100 pessoas.

 

A ação faz parte do projeto “Prescreva um Livro”, idealizado pelo médico da família e comunidade Estevão Rolim.

 

“Os livros para doação destinados foram coletados no Hospital Regional do Paranoá, por servidores da unidade básica de saúde, e na própria UBS, com a contribuição de usuários”, contou o médico.

 

No evento, havia sessões de livros infantis, juvenis e adultos. Cada pessoa poderia levar até três exemplares e, em caso de troca, sem limite de unidades.

 

“Entre os títulos estavam: O pequeno príncipe – Exupery; série Harry Potter – J.K. Rowling; O irmão alemão, de Chico Buarque; livros de colorir; gibis da turma da Mônica; materiais didáticos de matemática, português, inglês, francês, entre outros”, citou Estevão.

 

ENTENDA – O projeto “Prescreve um livro” foi iniciado em 2016, sendo a parte inicial realizada com a indicação de leitura em consultório para pacientes. Por mês, aproximadamente 60 livros eram emprestados.

 

Já na etapa comunitária – Feira de troca de livros – eles são disponibilizados para a comunidade. “Agora que implementamos essa nova fase, o número de empréstimos subiu para centenas, o que torna fundamental a divulgação do projeto e captação de doações”, observou o médico.

 

A previsão é de que uma nova etapa seja realizada com a participação de uma contadora de histórias a Associação de Leitores no dia 9 de junho.

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde