Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/17 às 11h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

UBSs começam a receber equipamentos médicos adquiridos pela secretaria

COMPARTILHAR

Até agora, 3,4 mil itens foram entregues às superintendências. Entre eles, sonares e autoclaves

BRASÍLIA (4/9/17) – As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) começaram a receber os equipamentos médicos adquiridos pela Secretaria de Saúde, em maio deste ano. Ao todo, foram comprados 6.630 itens de 16 tipos – sonares, autoclave, estetoscópio e biombo, entre outros. Do total recebido, 3.429 foram entregues para as superintendências distribuírem às unidades.

Um dos equipamentos mais esperados era o sonar, aparelho utilizado para ouvir o coração do bebê ainda na barriga da mãe. A Secretaria de Saúde recebeu 723 deles, dos quais 455 foram entregues às superintendências das regiões de saúde. Segundo o processo de aquisição, a pasta ainda pode adquirir 277 unidades.

A região que até agora recebeu o maior número de sonares foi a Sudoeste, que engloba Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas, um total de 151 aparelhos. Uma das unidades a receber este e outros equipamentos médicos foi a UBS 1, no setor QNG, em Taguatinga Norte.

“Nosso sonar estava obsoleto, acabou quebrando. Quando era muito necessário fazer o exame, a gente encaminhava para o hospital regional somente para ouvir o coração. Agora, vamos poder oferecer um pré-natal mais completo”, comemora o gerente da unidade, Rodrigo Miranda. A UBS 1 recebeu três sonares.

Grávida de 39 semanas, Amanda Codes de Oliveira emocionou-se ao ouvir, com clareza, o coração da filha Ana Alice. “Durante todo o pré-natal, quando passavam o aparelho, às vezes ouvia bem longe, outras vezes nem dava para escutar. Hoje, ouvi com bastante qualidade”, contou ela, que foi a primeira a usar o aparelho novo na unidade.

Segundo o chefe do Núcleo de Material e Patrimônio da Região Sudoeste, Thiago Marques, a primeira remessa dos aparelhos solicitados à Secretaria de Saúde foi retirada da administração central e, ao longo de duas semanas, todas as UBSs da região devem receber os novos equipamentos.

Outros 2.096 equipamentos estão em fase de distribuição e mais 1.166 em processo de tombamento. Um total de 591 equipamentos não foram entregues à secretaria, por questões administrativas.

Entre eles estão os autoclaves, um total de 30 adquiridos. “A instalação deles demora um pouco mais, pois em alguns casos é preciso fazer ajuste de espaço. As primeiras unidades a receber estes equipamentos serão os centros de saúde 1 e 2 de Brazlândia”, conta o gerente de Apoio Institucional à Atenção Primária, Murilo Nunes.

NOVAS – Segundo Murilo Nunes, a Secretaria de Saúde prepara uma nova licitação para adquirir 46 tipos de equipamentos, também para as unidades básicas de saúde. “Não dá para falar em quantidade, pois estamos conversando com as áreas técnicas para saber a real necessidade de cada UBS”, ressalta.

Ainda de acordo com o gerente, a pasta está desenvolvendo um documento onde estará publicado o padrão de todo ambiente das unidades básicas de saúde, ou seja, todas elas deverão ter os mesmos equipamentos, com as mesmas especificações.

Confira as fotos.