Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/12/18 às 16h17 - Atualizado em 4/12/18 às 16h27

Unidade implanta mais de 50 próteses dentárias em pacientes da área rural do Gama

Pacientes fizeram as cirurgias na UBS 12 da Ponte Alta Sul do Gama

 

A população da área rural atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 da Ponte Alta Sul do Gama foi beneficiada com mais de 50 próteses dentárias, implantadas, cirurgicamente, entre 2016 e 2018. A maioria dos pacientes é de idosos, muitos em situação de vulnerabilidade social.

 

“São pessoas com saúde precária, que tinham perdido quase a totalidade dos dentes. Sem a prótese, a vida deles era muito complicada, pois, além da questão estética, tem a da fala e da alimentação. Entendemos que eles, realmente, precisam desse tipo de assistência”, afirma o cirurgião dentista Paulo Alcântara, responsável pelos procedimentos na unidade de saúde.

 

Para a gerente de serviços da UBS 12, Elizia Oliveira, o número expressivo de próteses dentárias implantadas se deve ao esforço de profissionais como Paulo Alcântara, que sabem identificar as principais demandas dos seus pacientes.

 

Além disso, por ser um processo demorado, que envolve diagnóstico, acompanhamento, trabalho de modelagem dos dentes e a recuperação dos pacientes, entregar tantas próteses dentárias na área rural é, por si só, uma vitória.

 

“Recentemente, fizemos uma comemoração com os pacientes. É muito gratificante ver a satisfação deles ao receber esse serviço. Apesar de ser um processo demorado, que pode levar meses até o resultado final, percebemos que esse trabalho devolve a alegria a eles”, comenta a gerente Elizia Oliveira.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Foto: Mariana Raphael/Saúde-DF