Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/14 às 10h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Unidade Mista da Asa Sul estuda soluções para tratamento de doenças crônicas

COMPARTILHAR

Projeto propõe soluções para casos complexos

A Unidade Mista de Saúde da Asa Sul recebeu, na noite desta quarta-feira (12), o consultor de políticas de humanização do Ministério da Saúde, Carlos Gama. Ele foi à unidade, que é centro de referência em atendimento a doenças infecciosas crônicas, para estudar a adoção de projeto que busca soluções para casos complexos.

São atendidos na unidade mensalmente 3.750 pacientes portadores de doenças como hanseníase, tuberculose, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis/DST’s e portadores de HIV/AIDS. Segundo a gerente da unidade, Leonor de Lannoy Tavares, existem muitos casos que exigem avaliação mais detalhada e um plano de tratamento específico.

“Nosso público apresenta questões sociais que dificultam a adesão ao atendimento que vão além da doença em si, por isso, é preciso um plano diferenciado de tratamento para os casos mais difíceis”, disse a gerente da unidade, Leonor de Lannoy Tavares.

Ela explica que o objetivo é aplicar na unidade o Projeto Terapêutico Singular (PTS), ação que pretende qualificar e humanizar a assistência por meio de discussões coletivas com equipe interdisciplinar. O projeto faz parte da Política Nacional de Humanização que permeia toda a saúde pública brasileira.

“É preciso ajudar a equipe de saúde a lidar com a complexidade dos pacientes e a multicausalidade dos problemas”, completa a gerente.

Por Ana Luiza Greca, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226