Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/15 às 11h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Unidades de saúde pública do DF oferecem serviços de odontologia

COMPARTILHAR

Por ano, são prestados cerca de 200 mil atendimentos em toda a rede

BRASÍLIA (20/2/15) – Os serviços odontológicos para manutenção da saúde bucal estão disponíveis, atualmente, em quase todas as unidades de saúde pública do Distrito Federal. De acordo com dados da Secretaria de Saúde (SES/DF), são realizados cerca de 200 mil atendimentos de baixa e alta complexidade por ano.

Entre os procedimentos realizados estão canal, restauração, limpeza, periodontia básica e avançada (limpeza das gengivas e remoção de tártaro), cirurgias de menor e maior complexidade, além da extração de dentes inclusos. “Hoje o paciente encontra a maioria dos serviços de odontologia que o mercado oferece”, informou o gerente de Odontologia da Secretaria de Saúde, Sérgio Batista.

“Como atendimento primário, temos os prontos-socorros 24h nos hospitais da Asa Norte e Gama, bem como no Base, onde o atendimento é mais voltado para traumas na face. Já o atendimento de emergência é encontrado em todas as UPAs de segunda à sexta-feira”, informou o gerente.

Segundo ele, para o atendimento ambulatorial é necessário ir até os Centros de Saúde e Clínicas da Família, onde são realizadas a consultas e o tratamento básico. Se o caso exigir alguma especialidade, o paciente será enviado à Unidade de referência.

De acordo com o profissional, o ideal é que as pessoas procurem o dentista a cada seis meses para fazer uma avaliação e limpeza, se necessário, realizar retirada de tártaros e outros resíduos. “Os cuidados básicos são com a higiene, realizada com instrumentos simples: a escova, creme dental com flúor e fio dental. Fazendo o uso desses itens de maneira correta, diariamente, é possível evitar a maioria das enfermidades bucais”, explicou o gerente.