Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/09/13 às 19h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

UPA do Núcleo Bandeirante completa um ano de atividades

COMPARTILHAR

Mais de 116 mil atendimentos e 69 mil exames foram realizados nesse período

A Unidade de Pronto Atendimento –UPA – do Núcleo Bandeirante completa um ano de atividades sábado (28), com mais de 116 mil atendimentos e 69 mil exames realizados. A data será comemorada com uma manhã de orientações em saúde destinadas à população, nesta sexta-feira (27).

Quem passar pela UPA/NB, localizada às margens da EPNB, poderá medir o nível de glicose e a pressão arterial, receber orientação nutricional sobre o certo e o errado da alimentação e aprender a fazer uma higiene dental adequada. O Samu também vai participar com orientação em primeiros-socorros, entre outras ações em benefício da saúde, de 9h às 12h.

Além dos mais de cem mil atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria e odontologia, e dos quase 70 mil exames de patologia clínica, a UPA realizou 14 mil exames radiológicos e 21 mil administrações de medicamentos de todos os tipos. Isso sem contar os testes rápidos para detectar a dengue, os exames de telemedicina voltados à cardiologia, ressuscitações cardíacas e outros procedimentos considerados de ponta.

“Para mim a UPA do Núcleo Bandeirante é tudo de bom porque fica perto da minha casa. Antes eu tinha que ir ao Hospital Materno Infantil em busca de socorro e hoje em dia eu venho direto para cá porque sei que terei atendimento”, ressaltou a usuária Maria de Fátima Maciel, que levou o neto João Derick à unidade. O menino estava sob os cuidados da avó e passou mal. Ao chegar, foi prontamente atendido e encaminhado à Sala Amarela, para observação.

Mesma opinião tem o pai dos garotos Davi e Samuel, Paulo Adriano dos Santos. Morador de Samambaia, ele sempre recorre à UPA/Núcleo Bandeirante para atendimento. “ Os meninos estavam com febre e eu fui chegando e sendo atendido, posso dizer que não esperei quase nada”, admitiu.

“Poder contar com uma equipe como a nossa é muito gratificante, o que nos leva a buscar cada vez melhores oportunidades para melhoria dos serviços”, revela o coordenador geral de saúde do Núcleo Bandeirante e cidades vizinhas, Pedro Zancanaro, citando o empenho de cada um para que o atendimento oferecido seja o melhor possível.

São muitas as iniciativas na UPA, com objetivo de alertar os usuários e os próprios servidores sobre os bons hábitos de vida, capazes de evitar doenças. Uma delas é a oficina de alimentação saudável, promovida regularmente pelas nutricionistas Brenda Honorato e Leila Porto.

Outro diferencial que vem sendo aprimorado a cada dia é o Projeto Sala de Espera Cidadã, com apresentação de filmes educativos aos pacientes da sala de espera. Após assistir a temas sobre obesidade, consumo exagerado de produtos industrializados, álcool e drogas, eles podem tirar dúvidas com a nutricionista após o término das apresentações ou deixar registrado em formulários as dúvidas que gostariam que fossem sanadas numa próxima ocasião.

Arielce Haine