Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/21 às 19h16 - Atualizado em 14/02/21 às 14h42

Vacinação contra a Covid-19 é ampliada para pessoas com 79 anos ou mais

COMPARTILHAR

Decisão foi tomada após a chegada de 37,4 mil doses do DF. Dois drive-thrus serão reabertos

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Quem tem 79 anos ou mais poderá se vacinar contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (9), no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde ampliou a vacinação para a população nesta faixa etária, cujo número esperado é de 6.170 pessoas. A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 do DF, na tarde desta segunda-feira (8).

 

 

Parte da remessa de 37,4 mil doses da CoronaVac que chegou ao DF no último domingo (7) – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, esclarece que “o comitê deliberou quanto à necessidade de se ampliar a faixa de idosos a serem vacinados, uma vez que esse público tem uma probabilidade maior de ser acometido pela forma mais grave da doença além da taxa de óbitos ser mais elevada”.

 

Para atender o grupo, serão reabertos dois pontos de drive-thru – no Parque da Cidade, estacionamento 13, e no Shopping Iguatemi. Eles se juntam às 30 unidades básicas de saúde que já ofereciam o serviço, a policlínica do Lago Sul e as quadras poliesportivas do Paranoá e Itapoã. O drive-thru da Unieuro também não foi desativado e funcionará normalmente.

 

Os drive-thrus funcionarão das 9h às 17h e as demais salas de vacina das 8h às 17h. Veja todos os pontos de vacinação aqui.

 

CoronaVac

 

A pasta previa abrir a vacinação, nesta semana, para pessoas com 75 anos ou mais. No entanto, não recebeu um quantitativo de doses da vacina CoronaVac suficiente para atender a população destas faixas etárias estimada em mais de 38 mil pessoas. O Ministério da Saúde enviou 37,4 mil doses da CoronaVac no último domingo (7), e metade desse estoque será reservado para aplicação da segunda dose. Além disso, 5% da remessa fica estocada para suprir eventuais perdas.

 

Desta forma, continuam sendo vacinados profissionais da área de saúde da linha de frente, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados, indígenas, pacientes de AD2 e AD3 e cuidadores – 1 por paciente -, e servidores da rede pública).

 

Balanço

 

Até às 19h desta segunda-feira, o DF já havia vacinado 101.133 pessoas com a primeira dose das vacinas CoronaVac e Covishield. A aplicação da segunda começou nesta segunda-feira (8) e, até o momento, 466 pessoas já foram vacinadas.

 

A Região de Saúde Central foi a que mais aplicou as primeira e segunda doses do imunizante. Ao todo, 38.657 pessoas receberam a primeira dose e 135 foram imunizadas com a segunda. O balanço completo pode ser acessado aqui.

 

O Distrito Federal já recebeu 162.560 doses da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac – e 41,5 mil doses da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.
Cerca de 5% das doses das vacinas são reservadas tecnicamente para repor eventuais perdas. A vacina CoronaVac tem intervalo de aplicação das doses entre 14 e 28 dias. Devido a isso, metade das doses recebidas é reservada para a segunda aplicação. Já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias.