Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/21 às 9h45 - Atualizado em 27/05/21 às 15h55

Vacinação contra a Covid é ampliada para pessoas acima de 25 anos com comorbidades

COMPARTILHAR

 

Agendamento estará disponível a partir das 12h desta quinta para profissionais da saúde e na sexta para comorbidades

 

GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

O DF recebeu um novo carregamento de vacinas nesta quarta-feira (26). Com a chegada de novas doses, profissionais de saúde que possuem registro nos conselhos de classe, ou que estão na linha de frente no combate à pandemia e ainda não conseguiram se vacinar poderão fazer um novo agendamento. Serão disponibilizadas 10 mil vagas e o sistema estará aberta a partir das 12 horas desta quinta-feira (27) no site vacina.saude.df.gov.br , sendo que a vacinação para esse grupo começa na segunda-feira (31).

 

Após deliberação do Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde também incluiu no grupo prioritário pessoas acima dos 25 anos com comorbidades. Para essas pessoas, o agendamento estará disponível às 12 horas de sexta (28) e a vacinação começa no sábado (29).

 

Vacinação contra a Covid-19 é ampliada – Foto: Geovanna Albuquerque / Agência Saúde DF

 

Tal medida foi necessária para facilitar o agendamento que, com diversos acessos simultâneos, as intercorrências no sistema de registros sejam minimizadas. Serão disponibilizadas 70 mil vagas para o cadastro dos usuários acima dos 25 anos portadores de comorbidades, o que inclui o último grupo inserido pelo Ministério da Saúde, de Doenças Neurológicas Crônicas.

 

A pessoa que conseguir agendar sua dose de vacina poderá comparecer ao local de vacinação selecionado a partir de sábado, conforme horário de funcionamento das unidades.

 

Também serão disponibilizadas 2.083 vagas destinadas aos profissionais aeroportuários, que pela primeira vez serão contemplados pela campanha de vacinação contra a Covid-19, e outras  2.601 vagas para profissionais das Forças de Segurança e Salvamento.

 

A estes dois últimos grupos, a vacinação ocorrerá mediante envio de lista nominal.

 

Novas doses

 

Na última quarta-feira (26), duas remessas de vacinas foram recebidas pelo Governo do Distrito Federal, de acordo com a previsão divulgada anteriormente. O primeiro lote de 78 mil doses da vacina AstraZeneca que chegaram no final da manhã. O segundo lote desembarcou na Capital Federal por volta das 14 horas, com 10.530 doses da vacina da Pfizer.

 

Os dois carregamentos serão destinados à aplicação de primeiras doses (D1) e terão 10% das vacinas armazenadas como reserva técnica, para se evitar qualquer perda.