Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/20 às 17h00 - Atualizado em 15/05/20 às 20h11

Vagas para testagem em massa são abertas a cada 48h

COMPARTILHAR

Atualização no site ocorre à noite, dentro do intervalo programado

 

A Secretaria de Saúde segue em constante esforço para ampliar a testagem da Covid-19, em todo o DF. Diariamente, são disponibilizadas em média 4 mil vagas nos dez postos de atendimento. Novas vagas são abertas a cada 48h, disponibilizadas à noite, de acordo com a agenda dos próximos dois dias seguintes à data da consulta. A procura por testes tem sido alta, com registro de mil acessos simultâneos. O site de agendamento dos testes drive-thru está funcionando desde o dia 27 de abril e já cadastrou mais de 67.838 usuários.

 

Para agendar, o usuário precisa entrar no site testa.df.gov.br ou pelo aplicativo e-GDF. Após o cadastro, o usuário deve agendar para a região em que reside. No dia do agendamento, deve-se usar máscara facial já na saída do domicílio. A testagem é realizada por servidores da Secretaria de Saúde e conta com a participação de voluntários da área. A Secretaria de Saúde destaca que não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na ocorrência de sintomas.

 

O teste rápido é indicado entre o sétimo e décimo dia do início do aparecimento dos sintomas, como febre e tosse. Mesmo com o cadastro realizado de forma digital, todos passam por triagem de temperatura.

 

O exame detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19. Os testes aprovados pela Anvisa utilizam amostras de sangue e o resultado pode ser verificado em até 2 horas após a realização. Para receber o resultado do exame, o usuário precisa entrar no site e solicitar o envio do resultado para o e-mail cadastrado.

 

O secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares, recomenda que a população faça seu agendamento para conforto e agilidade do atendimento , além de manter o planejamento nos postos a fim de evitar aglomerações “Mesmo que no dia não tenha vagas, novas vagas são disponibilizadas a cada 48 horas para novos agendamentos nos dois dias subsequentes. Destacamos que temos trabalhado para atender o máximo da população de cada região”.

 

Antes da realização do teste rápido sorológico é obrigatório aguardar 72 horas após o desaparecimento dos sintomas. Isso se deve ao fato de existirem evidências de redução importante da viremia quando o vírus está agindo no organismo, 72 horas após o desaparecimento dos sintomas. Essa medida permite que o grau de transmissibilidade seja reduzido, mesmo na eventualidade de um resultado falso negativo.

 

Da Agência Saúde
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde