Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/15 às 12h09 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Vigilância ambiental promove curso de capacitação para militares em Missão de Paz no Haiti

COMPARTILHAR

Agravos em saúde e animais peçonhentos foram os principais temas dos encontros

BRASÍLIA (26/6/15) – A Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS/SES) promoveu entre os dias 16 e19, deste mês, uma capacitação para militares em missão no Haiti sobre agravos em saúde e animais peçonhentos. O evento ocorreu na biblioteca da Dival para 12 militares.

O curso foi ministrado pelos profissionais da Dival e contou ainda com o apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep). As palestras foram dirigidas aos militares do 23º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti, que realizaram também atividades práticas em vias públicas da Asa Norte.

“A Dival já vem atendendo essa atividade com os militares desde 2011. A capacitação é realizada semestralmente com intuito de ministrar instruções sobre a prevenção e controle de doenças no Haiti. A parceria da SVS com os militares é muito importante, sempre podemos contar com a colaboração deles na força tarefa de combate a dengue”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença.

Durante as palestras foram abordados temas sobre os ciclos de transmissão de doenças, as formas de prevenção, os vetores, reservatórios e hospedeiros de dengue, febre amarela, chikungunya, filariose, malária, cólera, leptospirose, além de aranhas e escorpiões. Os militares também foram capacitados quanto ao manuseio de equipamentos para o controle químico de vetores de endemias e bloqueio de transmissão.