Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/21 às 16h16 - Atualizado em 20/01/21 às 20h54

Vigilância Sanitária interdita dois bares em Taguatinga

COMPARTILHAR

 

Bares e boates descumpriam normas estabelecidas pelos decretos do GDF para enfrentamento da Covid-19

 

GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Estabelecimentos que descumprem as normas sanitárias podem ser interditados pela Vigilância Sanitária – Foto: Divulgação

 

Em dez ações realizadas na noite desta sexta-feira (15), a Vigilância Sanitária autuou e interditou estabelecimentos comerciais que descumpriam as normas de funcionamento dos decretos para enfrentamento da Covid-19. As ações foram deflagradas em Taguatinga e provenientes de denúncias anônimas realizadas pelo canal de ouvidoria do GDF (160 e 162).

 

Dos locais vistoriados pela fiscalização, seis foram autuados e dois foram interditados. Em um dos bares, o proprietário trancou a porta da frente enquanto dezenas de clientes consumiam bebidas alcoólicas e narguilés dentro do estabelecimento, sem ventilação, distanciamento ou uso de máscara de proteção. Com apoio logístico da Polícia Militar, a fiscalização evacuou o local. Veja o vídeo:

 

 

A gerente de fiscalização da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), Márcia Olivé, informa que, em função do aumento de casos confirmados no Distrito Federal, as ações têm se intensificado, principalmente no período da noite, quando ocorrem os maiores descumprimentos às normas. “As principais irregularidades encontradas foram: aglomeração, permitir a circulação de pessoas no local sem uso de máscara, não obedecer o distanciamento de dois metros entre as mesas e precárias condições de ventilação e higiene”, afirmou Márcia.

 

Bar em Taguatinga desrespeitou as normas sanitárias vigentes – Foto: Divulgação

 

Fiscalização

 

Desde a reabertura dos bares e restaurantes, em 15 de julho de 2020, até o início de dezembro de 2020, foram mais de 5 mil estabelecimentos destes segmentos vistoriados em todo DF com a finalidade de verificar o cumprimento do Decreto de enfrentamento da pandemia. Ao todo, quase 300 bares e restaurantes foram autuados e mais de 50 foram interditados por estarem descumprindo as medidas de segurança contra a Covid-19.

 

A fiscalização de todos os tipos de estabelecimentos é realizada pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria DF Legal. Bares, igrejas, shoppings e outros passam constantemente por vistorias sobre o cumprimento das regras e, quando necessário, podem ser notificados, multados ou interditados e até fechados, em casos de persistência no descumprimento das normas.