Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/01/17 às 18h54 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Voluntariado Profissional bate recorde de inscrições

COMPARTILHAR

Terceira turma de capacitação possui 167 pessoas cadastradas

BRASÍLIA (17/1/17) – Com 167 candidatos, a terceira turma do projeto Voluntariado Profissional bateu recorde no número de inscrições e iniciou, nesta terça-feira (17), a capacitação para contribuir com o atendimento à população nas unidades da Secretaria de Saúde. De acordo com a Gerência de Voluntariado, a quantidade de candidatos foi maior do que a soma de inscritos nas duas turmas anteriores, que receberam 74 e 63 cadastros, ou seja, 137 pessoas no total.

“Com os voluntários, nós prevemos um impacto importante na força de trabalho, que ganhará na qualidade do atendimento e também na humanização dos nossos serviços. Os voluntários estão engajados no sentimento de servir, de trabalhar em prol de quem precisa”, destacou o gerente de Voluntariado, Cristian da Cruz Silva.

Segundo ele, a maior parte dos candidatos são da área de enfermagem, mas também há médicos de várias especialidades, odontólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeuta ocupacional. Há ainda psicólogos, biomédicos, biólogos, técnicos de laboratório e radiologia, entre outros.

Formada há sete anos em enfermagem, Núbia Prado é experiente e quer somar na área de voluntario profissional. Chegou em Brasília há pouco mais de um ano e vê a oportunidade de aliar seu fascínio por enfermagem à solidariedade. “Sou apaixonada pela saúde pública e é muito gratificante ajudar ao próximo. Também é uma maneira de manter contatos com a minha área e profissionais, além de atualizar conhecimentos”, disse.

No curso, além dos profissionais voluntários, há servidores que atuarão como supervisores. O primeiro dia da capacitação é destinado às duas categorias, ou seja, servidores que atuarão como supervisores e voluntários. Na quarta-feira (18), as atividades são apenas para servidores e, na sexta-feira (20), para voluntários.

“Ao longo dos três dias, teremos diálogo com palestra motivacional, discussão do aspecto ético profissional e sobre a configuração do programa”, esclareceu Cristian, ao lembrar que os novos voluntários devem começar a ser encaminhados para atuar nas unidades ainda neste mês.

Desde o início de janeiro, 48 voluntários que participaram do curso em dezembro foram distribuídos em 13 unidades. Entre elas estão os hospitais de Base, Asa Norte, Apoio, Ceilândia, Taguatinga, Materno Infantil, Guará e a Unidade Mista da Asa Sul.

“O voluntário pode atuar de acordo com a disponibilidade de horário e pode sugerir a unidade que pretende atuar. Pode ser perto de casa, perto de algum trajeto que ele realiza ou até mesmo em algum local que ele tenha interesse”, explicou o gerente.

ENTENDA – A iniciativa Voluntariado Profissional foi lançada, em dezembro de 2016, com o objetivo de reunir pessoas que possam colaborar na assistência e fortalecer a rede de serviços. A ação foi regulamentada pela Portaria-SES nº 261, publicada em 11 de novembro. O documento autoriza e organiza a realização do trabalho voluntário profissional na rede de saúde de Brasília. Pelas novas regras o serviço voluntário “é prestado de forma espontânea, não remunerada e não gera vínculo funcional ou empregatício com a Administração Pública Direta ou Indireta”.

Para atuar como voluntário, o interessado deverá fazer seu cadastramento eletrônico no Portal do Voluntariado do Governo de Brasília.

Em seguida, deverá apresentar a documentação necessária à Gerência de Voluntariado Profissional. O interessado será, então, avaliado e aprovado pelo diretor da unidade ou por um servidor por ele designado. Caso aprovado, assinará um Termo de Adesão, que terá validade de um ano, prorrogada por termos aditivos. 

Confira galeria de fotos aqui.