Banco de Leite – Planaltina
O que o Banco de leite Humano faz por você:
- Promove, protege e apoia o aleitamento materno, atendendo, assim, todas as mulheres que têm dificuldades no processo amamentação, como também problemas relacionados , tais como: ingurgitamento mamário, fissura mamilar, mastite ...).
- A equipe multiprofissional realiza atendimentos aos binômios ( mãe e filho) com objetivo de identificar problemas que poderão interferir no processo de amamentação, tais como:
- Problemas relacionados com as mamas, avaliação da mamada, avaliação de ganho ponderal do bebê;
- Identifica nutrizes que têm produção láctica excedente, orienta e realiza o cadastro de doadoras, conforme interesse das nutrizes;
- Em casos excepcionais, após avaliação criteriosa, se necessário, libera leite humano pasteurizado para que recém-nascidos não sejam desmamados precocemente,
Documentação necessária:
- Documento de identificação válido;
- Caderneta da Criança.
Formas de prestação do serviço:
- Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira das 8h às 19h,; sábado e domingo ( somente atendimento às pacientes internadas na maternidade do HRPL.)
- Os Atendimentos são realizados por ordem chegada tanto para o binômios agendados quanto para os de demanda espontânea;
- Telefone: (61) 2017-1369 / ( 61) 991435977 / INSTAGRAM: @bancodeleitehrpl
Etapas:
- Serviço de porta aberta e demanda espontânea;
- Puérperas que são assistidas na maternidade do HRPL, serão agendadas para atendimento no Banco de Leite a fim reforçar e as orientações prestadas durante a internação e consolidar o processo de amamentação;
- Doadoras e possíveis doadoras: Poderá ser realizado atendimento/ cadastro on-line e definido a logística e implementação da coleta do Leite Humano no domicílio com a parceria do Corpo de Bombeiro do DF ( CBDF).
Assim:
Como entrar em contato com este serviço:
- As doadoras ou possíveis doadoras poderão ligar diretamente no Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Planaltina através do telefone (61) 2017-1369 ou ( 61) 991435977 ( whatssApp);
- Ligar no número 160 (opção 4),
- Ou ainda pode utilizar o aplicativo AMAMENTA BRASÍLIA.
Observação:
1) Todos os registros são enviados para o Banco de Leite Humano do HRPL, a equipe realiza o contato com a possível doadora efetiva o cadastro, realiza orientações e viabiliza a entrega do kit contendo os frascos e insumos necessários para realização da coleta de leite humano;
2) O serviço organiza e implementa semanalmente à logística e para recolher as doações de Leite Humano em parceria com CBDF.