Banco de Leite

Os Bancos de Leite Humano (BLH) e os Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH) desempenham um papel fundamental na promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno no Distrito Federal. Essas unidades desempenham um papel essencial ao realizar atividades fundamentais, como o atendimento voltado ao aleitamento materno, oferecendo suporte e orientação para mães e bebês, coleta, processamento e distribuição de leite humano, além de assegurar a qualidade do leite pasteurizado por meio de rigorosa seleção e classificação. Essas ações contribuem diretamente para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população.
Integrado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), o Distrito Federal faz parte da maior rede de bancos de leite do mundo, reconhecida internacionalmente. Com cerca de 234 unidades operacionais, a rBLH-BR distribui, anualmente, aproximadamente 160 mil litros de leite humano para recém-nascidos prematuros e com baixo peso, reafirmando o compromisso com o aleitamento materno e a diminuição da mortalidade infantil. No DF, a rede conta com 14 Bancos de Leite Humano e 7 Postos de Coleta, dos quais 09 BLHs e 2 PCLHs são operados pela Secretaria de Saúde, que processa, em média, 1.700 litros de leite humano por mês.
A doação de leite humano é um gesto de solidariedade que salva vidas e promove a saúde infantil. Para os recém-nascidos, especialmente os prematuros ou de baixo peso, o leite materno é uma fonte insubstituível de nutrientes e anticorpos que protegem contra infecções e doenças, garantindo um desenvolvimento saudável. Além disso, a prática fortalece os laços de solidariedade entre as mães doadoras e as famílias beneficiadas. Ao doar leite humano, as mães se tornam protagonistas na construção de uma rede de apoio à saúde materno-infantil, ajudando a reduzir a mortalidade infantil e promovendo o bem-estar de milhares de crianças e suas famílias.

Conheça a rede de captação e doação de leite humano no DF – Amamenta Brasíli


Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde
Assessoria de Redes de Atenção à Saúde
Endereço:
 Sede da SES/DF
E-mail: coordenacaoamblh.sesdf@gmail.com


Doação de leite materno:
A doação de leite humano é realizada nos Bancos de Leite Humano do DF, que conta com o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal  para a coleta em domicílio e transporte o leite doado.

A mãe doadora pode fazer o cadastro no Disque Saúde 160, opção 4, pelo site Amamenta Brasília ou pelo Portal Cidadão do DF.

Coleta de leite materno:
A coleta de leite humano pode ser feita em casa e doado às unidades do Banco de Leite Humano do DF, seguindo o Passo a Passo:

  1. Procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo da casa
  2. Use potes de vidro com tampa plástica 
  3. Ferva os portes por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo 
  4. Use uma touca ou lenço na cabeça 
  5. Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca 
  6. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão 
  7. Lave as mamas apenas com água 
  8. Seque as mamas e as mãos com um pano limpo
  9. Massageie os seios com as pontas dos dedos, com movimentos circulares, e inicia a coleta diretamente no pote 
  10. Encha o pote faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado
  11. Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez. Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote 
  12. O leite pode ficar até 10 dias no congelador ou freezer 
  13. Para agendar a coleta faça o cadastro no Disque Saúde 160, opção 4, ou pelo site Amamenta Brasília ou pelo Portal Cidadão do DF (www.portalcidadao.df.gov.br) 14.O Corpo de Bombeiros buscará a doação em sua casa!

Para coletar para o próprio filho, tenha os mesmos cuidados, pois a técnica não muda.

*Doadora é toda mulher em boas condições de saúde, com excesso de leite e que se disponha a doar voluntariamente.

*Os Bancos de Leite Humano do DF também realiza coleta nas cidades do entorno. 

Caso você deseje doar seu leite, necessite de orientações sobre amamentação e/ou esteja com problemas nas mamas no período da amamentação, entre em contato com o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta de Leite Humano mais próximo de sua casa.  
E-mail: coordenacaoamblh.sesdf@gmail.com

Telefones:

BANCO DE LEITE HUMANO HOSPITAL REGIONAL ASA NORTE – BLH HRAN
📞 (61) 3449-4699 ou 4698
📲 (61) 99111-5241 (Telefone celular e mensagem)
📧 hranblh@gmail.com 

BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL DE SOBRADINHO – BLH HRS
📞 (61) 3449-5591 (Telefone fixo e mensagem)
📲 (61) 3449-5591 (Telefone celular e mensagem)
📧 hrsblh@gmail.com

BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL DE BRAZLÂNDIA – BLH HRBZ
📞 (61)3449-6358 (Telefone fixo e mensagem)
📲 (61) 99243-8508 (Telefone celular e mensagem)
💌 blhhrbz@gmail.com

BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL DE CEILÂNDIA – BLH HRC
📞(61) 3449-6088 3449-6090
📱 (61)  99135-4938 (Telefone celular e mensagem)
blhhrc@gmail.com

BANCO DE LEITE HUMANO HOSPITAL MATERNO INFANTIL – BLH HMIB
📞 (61) 3449-7690 ou 7692 (Telefone Fixo e mensagem)
📲 (61)  99168-6696 (Telefone Celular e mensagem)
📧 blhhras@gmail.com 

POSTO COLETA DE SÃO SEBASTIÃO – PCLH SS
📲 (61) 99164 ‐ 3334 ( Telefone celular e mensagem)
📧 pclhsaosebastiao@gmail.com

BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA – BLH HRT
📞(61) 3449-6617/6618 (Telefone fixo e mensagem)
📲 (61) 99132-8846 (Telefone celular e mensagem)
📧 blhhrt@gmail.com

BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL DO GAMA ‐ BLH HRG
📞(61) 3449-7248/7249 (Telefone fixo e mensagem)
📲(61)  99167-2749 (Telefone Celular e mensagem)
📧nblhhrg@gmail.com

BANCO DE LEITE HUMANO HOSPITAL REGIONAL DE PLANALTINA – BLH HRP
📞 (61) 3449-5784/ 3449-5785(Telefone fixo e mensagem)
📲 (61) 3449-5785(Telefone celular e mensagem)
📧 bancodeleitehrp@gmail.com

BANCO DE LEITE HUMANO HOSPITAL REGIONAL DE PARANOÁ (REGIÃO LESTE) – BLH HRPA (BLH HRL)
📞 (61) 3449-5266/5267 (Telefone fixo e mensagem)
📲 (61) 99153-5306 (Telefone celular e mensagem)
📧 blhhrpa@gmail.com

BANCO DE LEITE HUMANO DO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – BLH HUB
📞 (61) 2028-5391 e (61) 2028-5585 (Telefone fixo e mensagem)

BANCO DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA – BLH HRSM
📞(61) 4042-7770/5529
📲 (61) 99307-3343
📧 blhhrsm@gmail.com

POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO DO HOSPITAL REGIONAL DA SAMAMBAIA – PCLH HRSAM
📞(61)  3449-6850/ 3449-6851 (Telefone fixo e mensagem)
📱 (61)  99174-5829 (Telefone celular e mensagem)
📧 pclhhrsamdf@gmail.com

POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO DO RIACHO FUNDO 1 – PCLH RIACHO FUNDO 1
📱 (61)  981842098


Dados:

Dados estatísticos – Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
 


Técnica de coleta

Como oferecer leite humano em casa:
 

  1. Guardar o leite retirado do peito na primeira prateleira da geladeira, somente se for utilizar nas 12 horas seguintes à coleta.
  2. Estocar em congelador ou freezer por, no máximo, 15 dias.
  3. Lavar as mãos e braços com água e sabão.
  4. Colocar água potável em uma panela em quantidade suficiente para ultrapassar o nível do leite no frasco.
  5. Aquecer até a temperatura tolerável, sem queimar os dedos.
  6. Desligar o fogo. Colocar o frasco com o leite na água aquecida. Agitar o frasco para facilitar o aquecimento.
  7. Caso o leite esteja congelado, repetir o processo até que não reste nenhuma pedra de gelo.
  8. O leite que restar no frasco pode ser guardado na 1ª prateleira da geladeira por, no máximo, 12 horas.
  9. Dar o leite sempre em colher ou copinho, devidamente limpos e fervidos.

Importante – orientação para a mãe
 

  • Toda mãe que precise se ausentar de casa por motivo de trabalho, estudo etc. ou que tenha seu filho internado (prematuro ou doente), deve aprender a coletar, conservar e armazenar o leite para o próprio filho. Retirando leite, a mãe mantém a produção e seu filho é alimentado adequadamente quando ela precisar se ausentar.
  • Bebês alimentados somente com leite humano, nos primeiros seis meses de vida, e que continuam mamando até os dois anos ou mais, são mais fortes, saudáveis e inteligentes.
  • Nunca re-congele o leite humano.
  • Nunca deixe seu filho mamar no peito de outra mulher e não ofereça leite que não seja seu ou do banco de leite.
  • Não utilize chucas, mamadeiras ou chupetas, porque elas atrapalham a amamentação, podendo o bebê até deixar de mamar.

Importante:

NOTA TÉCNICA Nº 01/2021 - Vacinação Gestantes, Peurperas E Lactantes
RECOMENDAÇÂO COVID VACINA, AMAMENTAÇÃO E DOAÇÃO 
NOTA TÉCNICA Nº 10/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS – Atenção à saúde do recém-nascido no contexto da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2)
RECOMENDAÇÃO TÉCNICA 01/20: Covid-19 e Amamentação
NOTA TÉCNICA Nº 5/2020-COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS: Condutas para a realização de doação de leite materno aos bancos de leite humano e postos de coleta de leite humano no contexto da infecção coronavírus (SARS-CoV-2)
Nota Técnica Aleitamento e COVID