Atendimento Preventivo
O atendimento preventivo no DF é feito por meio da Estratégia em Saúde da Família, que acompanha toda a família e população local de acordo com as suas especificidades e carências. A consulta é realizada na Unidade Básica de Saúde, caso seja necessário, a equipe vai até o local atender, por exemplo, um paciente acamado. Em Brasília, o cidadão deve procurar a unidade mais próxima de sua residência para realizar o cadastramento e assim, ser acompanhado por uma equipe específica multiprofissional. Ela acompanhará você e dará todos os encaminhamentos necessários. Essa equipe é responsável por todas as marcações e agendamentos.
Após realizar o seu cadastro na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, o cidadão terá o seu número SUS/SES. Assim, se tornará um usuário do SUS, que é todo paciente que utiliza o Sistema Único de Saúde e seus serviços em qualquer nível de assistência. O acesso é totalmente gratuito às ações e aos serviços de saúde pública, até mesmo junto aos hospitais particulares prestadores de serviços contratados pelo SUS. Qualquer cobrança de complementação de pagamento, seja a que título for, corresponde a crime, que deve ser denunciado às autoridades (Ministério Público ou Polícia).
No Distrito Federal, a porta de entrada para o acompanhamento preventivo sempre será a Unidade Básica de Saúde (UBS) que tem os seus serviços organizados por meio da Estratégia Saúde da Família. Todos os encaminhamentos para exames e outras consultas do paciente, são de responsabilidade da UBS. Quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do DF? Clique aqui: Serviços SES/DF. E para ter acesso ao seu cadastro SUS, você deve acessar o portal Saúde do Cidadão.
Requisitos para consulta: ser morador do DF.
Documentos necessários para cadastro na UBS: identidade e comprovante de residência.
Prestação do serviço: presencial com 50% das vagas agendadas e 50% de vagas abertas para as demandas consideradas emergenciais.
Principais serviços:
Consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
Prioridade de atendimento: Gestantes e os extremos de idade também são considerados fatores de agravos a saúde, assim, pacientes em qualquer idade gestacional, idosos e crianças com idade inferior a 6 meses têm prioridade de atendimento
Horário de atendimento: os dias e horários dependem da necessidade local, podendo ser de segunda-feira a sábado com horários flexíveis de acordo com a demanda da região.
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