Vigilância DF
O Vigilância DF é o sistema distrital oficial para controle de distribuição e monitoramento de séries de formulários de Declaração de Óbito (DO) dispensadas aos profissionais médicos, estabelecimentos de saúde públicos e privados que atestam óbitos, IML e SVO, bem como para investigação da causa básica de óbito pelas instituições envolvidas e profissionais médicos que retiram DO na GIASS para fins particulares. Em suma, o sistema foi criado com o objetivo de aprimorar e facilitar a notificação e a investigação de óbitos.
Foi voltado, inicialmente, para os profissionais que atuam nas comissões de revisão de óbitos. Há uma comissão em cada hospitalpúblico e privado, bem como nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e home care do Distrito Federal. O Serviço de Verificação deÓbitos (SVO), o Instituto Médico Legal (IML) e médicos que atestam óbitos em domicílio também devem se cadastrar no Vigilância DF.
Como funciona
- A ferramenta é utilizada em toda a rede pública e privada do DF;
- Para ter acesso é necessário se cadastrar no site;
- A solicitação dos formulários de Declarações de Óbito (DO) deve ser feita exclusivamente no aplicativo;
- As DOs devem ser, obrigatoriamente, registradas no Vigilância DF.
Acesse o Vigilância DF.
+ Legislação
Portaria nº 918 de 14 de setembro de 2021
Dispõe sobre o fluxo da Declaração de Óbito e investigação da causa básica de óbito no Distrito Federal e revoga a Portaria nº 1013, de13 de dezembro de 2019 – Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.
+ Notas Informativas
Nota técnica Nº 1/2022- GIASS/DIVEP/SVS/SES
Orientações sobre o fluxo e contrafluxo dos formulários de Declaração de óbito (DO) no âmbito da Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federa (SES/DF).
NOTA TÉCNICA Nº 1/2024 – GIASS/DIVEP/SVS/SES
Orientações sobre o fluxo e o contrafluxo dos formulários de Declarações de Óbitos (DO) no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em situação que envolva óbito de doador de órgãos.