Atendimento
Orientação ao usuário da rede pública de saúde do DF
Saiba onde procurar atendimento
A população do Distrito Federal conta com serviços de atendimento básico, de urgência e especializados, de acordo com a necessidade de cada usuário. É importante buscar o serviço adequado, de forma a garantir o atendimento mais rápido e preciso.
Confira abaixo:
Unidade Básica de Saúde (UBS)
As Unidades Básicas de Saúde (antes conhecidas como Centros de Saúde, Postos de Saúde e Clínicas da Família) são estabelecimentos que atuam como porta de entrada para a saúde pública. O atendimento é voltado para as pessoas que moram ou trabalham na área onde está localizada a UBS.
A UBS é o local em que é realizado o acompanhamento pré-natal da gestante, o cuidado ao recém-nascido, às crianças, aos adolescentes, às mulheres, aos homens e aos idosos. No acompanhamento em cada uma dessas fases de vida, os pacientes podem ter acesso a atividades em grupo, consultas na unidade, teleconsultas, atendimentos odontológicos, visitas domiciliares e atendimentos domiciliares. Os pacientes podem ainda ter acesso a exames, a vacinas e a medicamentos disponíveis gratuitamente e isso inclui para qualquer condição de saúde, tais como: asma, alergias, hipertensão, diabetes, ansiedade, depressão, planejamento familiar, infecções sexualmente transmissíveis, diarreia, infecção urinária e dor de coluna, por exemplo.
Quando o paciente conhece a sua unidade de referência e mantém o seu cadastro atualizado, fica muito mais fácil o acompanhamento da equipes, pois é possível que a equipe se organize para conhecer melhor as pessoas que frequentam a UBS e se programe para dar um atendimento mais personalizado para os pacientes de acordo com as suas condições de saúde. O cuidado domiciliar, é um exemplo disso, pois é destinado prioritariamente para pacientes acamados; é um perfil de paciente que não terá condições de frequentar a UBS e precisará de fraldas, sondas, oxigênio e alguns medicamentos e vacinas específicos para a sua situação de saúde.
O Distrito Federal tem mais de 170 Unidades Básicas de Saúde. Para saber qual a sua UBS de referência, acesse: https://info.saude.df.gov.br/busca-saude-ubs/
Cadastro no Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar - PTNED, conforme Informações técnicas no site https://www.saude.df.gov.br/alimentacao-e-nutricao, para fins de receber fórmulas nutricionais padronizadas no PTNED: https://info.saude.df.gov.br/terapia-nutricional-enteral-domiciliar/.
Saúde Mental
Os atendimento em saúde mental acontecem conforme nível de necessidade, podendo ser:
- Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos casos leves, por demanda espontânea (sem precisar agendar);
- Nas Unidades ambulatoriais especializados em saúde mental para casos moderados, sendo a inserção na fila para esses equipamento através da Unidade Básica de Saúde, pelo processo de regulação.
- Nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para casos graves e persistentes, por demanda espontânea (sem precisar agendar);
- Na atenção hospitalar através dos Hospitais Gerais ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para casos de urgência e emergência, em situações de crise aguda poderá ser realizado acionamento pelo SAMU, ou comparecer diretamente na unidade via pronto atendimento.
Para saber mais sobre os atendimentos em saúde mental, clique aqui!
UPA
As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) atendem 24 horas, todos os dias do ano. São indicadas para casos que exigem atendimento imediato, inclusive para pacientes psiquiátricos.
Ao chegar à UPA o paciente é avaliado por um profissional de saúde que identifica a necessidade ou não de atendimento imediato. A partir do relato o usuário receberá uma classificação nas cores vermelha, amarela, verde ou azul. A cor vermelha indica a necessidade de atendimento imediato, pois há alto risco de morte. O amarelo aponta necessidade de atendimento prioritário, o mais rápido possível. A cor verde indica que o caso é menos grave, representa pouca urgência, com encaminhamento para consulta médica na unidade de saúde de referência.
Os pacientes classificados na cor azul – sem gravidade – são informados da expectativa de tempo de atendimento e podem ser encaminhados para acolhimento na Unidade Básica de Saúde de referência.
Hospitais
As emergências dos hospitais da rede pública é 24 horas, todos os dias do ano. O atendimento é voltado para casos em que os pacientes estejam em risco e necessitem de atendimento urgente.
Ao chegar à Emergência do hospital (por demanda espontânea ou trazidos pelo SAMU 192/Corpo de Bombeiro Militar ou referenciados de outros serviços como UPAS, UBS, ESF/NASF, CAPS ou atenção domiciliar) o usuário será direcionado à triagem classificatória de risco na sala de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) do hospital, para ser avaliado e classificado pelo profissional enfermeiro quanto à criticidade do seu quadro de saúde/doença com base na sua situação, queixa e/ou episódio apresentado. Tal classificação se faz necessária para avaliar o grau de sofrimento do paciente e o grau de prioridade no atendimento, de forma que pacientes mais graves sejam atendidos de forma imediada ou com prioridade, diminuindo assim o risco de morte ou piora do quadro de saúde dos mesmos. A partir do relato o usurário receberá uma classificação nas cores vermelha, laranja, amarela, verde ou azul, de acordo com o sofrimento ou complexidade do quadro.
A cor VERMELHA indica pacientes com risco iminente de morte necessitando de ATENDIMENTO MÉDICO IMEDIATO; a cor LARANJA indica pacientes com potencial risco de agravo do quadro de saúde necessitando de ATENDIMENTO MÉDICO e de ENFERMAGEM CONTÍNUO COM PRIORIDADE e o mais rápido possível; a cor AMARELA indica pacientes que necessitam de ATENDIMENTO MÉDICO MEDIATO podendo ser atendidos nos consultórios do pronto atendimento por ORDEM DE CHEGADA; a cor VERDE indica pacientes SEM RISCO DE AGRAVO, com pouca urgência, serão atendidos por ORDEM DE CHEGADA ou encaminhados à consulta médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência; a cor AZUL indica pacientes SEM GRAVIDADE, serão referenciados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento ou agendamento, exceto em condições que demandem atendimento mediato em horários de não funcionamento da UBS, neste caso será informado da expectativa de tempo de atendimento no hospital.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presta atendimento telefônico para casos de urgência e emergência. Por telefone, um profissional de saúde fará a identificação do caso, aconselhamento e, se for o caso, acionará uma ambulância, uma motolância ou o resgate aéreo. O funcionamento é 24 horas, todos os dias do ano, pelo número 192. É fundamental orientar crianças a jamais realizarem trotes, pois cada ocorrência assim prejudica o atendimento a situações reais.
ENTENDA COMO SÃO AS CONSULTAS AMBULATORIAIS ESPECIALIZADAS E O SISTEMA DE REGULAÇÃO