Segurança do Paciente
Esta área na Saúde é responsável pela gestão dos riscos relacionados com a prestação da assistência em saúde, incluindo o monitoramento sistemático dos incidentes e a identificação de eventos que causam danos ao paciente. Esse trabalho faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde e tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. Assim, os serviços de saúde devem elaborar um Plano de Segurança do Paciente que contemple, dentre outras ações, os protocolos básicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e devem constituir um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
A atuação é realizada pela Gerência de Risco em Serviços de Saúde nos Núcleos de Segurança do Paciente nos hospitais do DF. A equipe técnica realiza visita técnica nos Núcleos de Segurança do Paciente dos hospitais públicos, privados e militares anualmente, com o objetivo de promover a divulgação da política de segurança do paciente e monitorar o funcionamento dos serviços de saúde quanto ao cumprimento legal dos requisitos necessários para a segurança do paciente no âmbito do Distrito Federal.
Incidentes/Eventos Adversos Relacionados com a Assistência à Saúde
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), incidente pode ser definido como o evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou em dano desnecessário ao paciente, podendo ser oriundo de atos intencionais ou não. Quando não atingem o paciente, ou são detectados antes, são denominados de near miss, quando o atingem, mas não causam danos discerníveis, são denominados de incidentes sem dano, e quando resultam em dano discernível, são nomeados de incidentes com dano ou evento adverso.
Destaque
Modelos de protocolos do Ministério da Saúde
Resultados das ações realizadas no ano de 2015
Sistema de Notificações da Vigilância Sanitária (NOTIVISA)
Serviço
Núcleo de Segurança do Paciente
Documentos para consulta
Lei Distrital 5.321/2014 – Código de Saúde do Distrito Federal
Programa Nacional de Segurança do Paciente
Assistência Segura: uma reflexão teórica aplicada à prática
Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde
Sites relacionados
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
Ministério da Saúde (MS)
Organização Mundial da Saúde (OMS)
Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) – PROQUALIS
Estrutura
Subsecretaria de Vigilância à Saúde – SVS
Diretoria de Vigilância à Saúde – DIVISA
Gerência de Risco em Serviços de Saúde
Gerente: Fabiana de Mattos Rodrigues Mendes
Telefone: 3327-4901
E-mail: geris.ses@gmail.com
Endereço: SBN Quadra 02, lote 4, bloco P, Térreo. Asa Norte. CEP: 70040-020