28/01/2026 às 08h24

Crianças fazem visita guiada a horto da Subsecretaria de Vigilância à Saúde

Servidores da unidade levaram os filhos ao seu local de trabalho para participarem de atividades lúdicas e educativas

Yuri Freitas, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Na última sexta-feira (23), aconteceu a segunda visita guiada de crianças ao Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmico (Hamb) da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS). Servidores da SVS, uma unidade orgânica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), aproveitaram o período de férias escolares para levarem filhos e sobrinhos ao local de trabalho, que desde 2023 abriga um Hamb próprio.

Crianças fizeram visita guiada ao Hamb da SVS. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF

O espaço abriga culturas de ervas medicinais, árvores frutíferas, hortaliças e plantas alimentícias não convencionais (Pancs). A criançada experimentou as texturas e os aromas de folhas, cascas e raízes, degustou o sabor de frutos e chás feitos com ervas do local, assim como conheceu os benefícios terapêuticos de uma gama de vegetais disponíveis no horto. Em seguida, o grupo plantou mudas e participou de brincadeiras educativas sobre o Hamb, envolvendo lições de saúde e de cidadania.

Uma das guias da visitação foi Kelva Aquino, nutricionista da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (Gvdantps) da SVS. Ela explica que o objetivo da ação é familiarizar os pequenos com o funcionamento do Hamb, que tem importante contribuição à saúde mental e alimentar dos profissionais que trabalham no espaço.

“É fundamental as crianças terem contato com o projeto desde cedo. Nós trabalhamos e vivemos numa cidade grande, e é importante sermos todos promotores da saúde sustentável. O Hamb traz a possibilidade de trabalharmos vários temas, tanto na questão ambiental como na questão da saúde humana”, explica.
 

A crianças plantaram mudas e participaram de brincadeiras educativas sobre o Hamb. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF

Essa é a segunda vez que a SVS realiza esse tipo de ação, que também contou com uma oficina de origami e a entrega de certificados de participação às crianças. Leciana Lambert, que atua no Núcleo de Estudos, Prevenção e Atenção às Violências (Nepav) da SVS, é mãe da pequena Lara, de oito anos. Leciana elogia a iniciativa de aproximar as crianças ao projeto do Hamb. “Eu acho importante a minha filha ter esse contato com a terra, com a natureza, aprender a plantar, sair da tela do videogame. Agora, no período de férias, queremos utilizar esse tempo para fazer coisas benéficas para a mente dela”, conta.

Os Hambs são uma iniciativa da SES-DF e o programa de expansão do projeto é fruto de parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília. Iniciado em 2018, os Hambs utilizam preceitos da agroecologia, da agrofloresta e da agricultura biodinâmica na implantação de uma Rede de Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos (Rhamb) no Distrito Federal.
 

O projeto dos Hambs teve início em 2018 e utiliza preceitos da agroecologia, da agrofloresta e da agricultura biodinâmica. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF