Gripe Aviária

A Influenza Aviária (IA) é uma doença infecciosa que pode infectar aves e mamíferos, incluindo humanos. De acordo com a Organização Mudial de Saúde Animal (OMSA), desde janeiro de 2022, observa-se surtos de Influênza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves domésticas e em aves silvestres em diversos países da região das Américas como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Honduras, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. O vírus influenza subtipo A (H5N1) é predominante nesses surtos e é a primeira vez que se nota uma persistência na ocorrência dos casos nas aves, e de forma prolongada (OMSA,2023).

Até o momento, dentro do que foi observado no mundo, o vírus da Influenza Aviária não infecta humanos com facilidade e, quando ocorre, geralmente a transmissão de pessoa a pessoa não é sustentada. No entanto, sempre que os vírus da Influenza Aviária circulam entre aves, existe o risco de ocorrência esporádica de casos humanos pela exposição a aves infectadas ou ambientes contaminados.

Plano de Contingência de Influenza Aviária em Humanos
Nota Técnica Nº. 38/2023 - CGDI/DPNI/SVSA/MS - Orientações para a vigilância da Influenza Aviária em humanos (atualizada 18/08/2023)
CMESP sobre a Nota Técnica 35/2023 - MS