Núcleo de Serviço Social – Hospital Regional do Gama

  • Casos que devem ser encaminhados ao Serviço Social para atendimento dos pacientes internados e ou seus familiares no HRG:
  • Orientação acerca de direitos sociais: Previdenciários, trabalhistas, assistências (Passe Livre, benefício de prestação continuada, aposentadoria, salário maternidade, Benefícios de Transferência de Renda regionais, dentre outros);
  • Orientação sobre acesso benefícios da Assistência Social nos CRAS (auxilio natalidade, auxilio funeral, auxilio vulnerabilidade bolsa família);
  • Orientação para acesso ao benefício a paciente em tratamento fora do domicilio (TFD). Ex: pacientes residentes em outros estados e entorno. Orientação sobre acesso ao seguro DPVAT;
  • Orientação sobre acesso a documentos pessoais- RG, CPF, Certidão de nascimento e Óbitos.
  • Solicitação de identificação civil de pacientes;
  • Orientações e encaminhamentos de pacientes internados, com dependência química a comunidades terapêuticas;
  • Orientação para acesso a passe livre do DF e interestadual;
  • Relatório Social e avaliação da alimentação enteral (PTNED);
  • Localização de familiares de pacientes desacompanhados;
  • Solicitação e encaminhamento de vagas em abrigos para pacientes de alta médica;
  • Contato com o Conselho Tutelar em situações de violência e negligencia com crianças e adolescentes;
  • Orientação sobre situações de violência e negligencia contra idosos;
  • Orientação sobre acesso a cadeiras de rodas, muletas, próteses, fraldas descartáveis e medicamentos de alto custo;
  • Orientação sobre pedido de internação domiciliar (Home Care);
  • Orientação sobre guarda, tutela e curatela;
  • Orientação a paciente com manifestação de interesse para adoção e encaminhamento de relatório para VIJ.
  • Contato com municípios de origem para retorno do paciente, trazido pela ambulância ou carro Oficial para transporte do mesmo após a alta médica.
  • Ações que não são atribuições do serviço social:
  • Não realizamos agendamento de consultas e exames;
  • Não comunicamos alta e óbito de pacientes aos familiares;
  • Não informamos sobre situação clínica do paciente;
  • Não trabalhamos com o recurso de auxílio financeiro para passagens, medicamentos, fraldas, muletas, cadeiras de rodas;
  • Não realizamos transporte para pacientes;
  • Não realizamos solicitação e regulação de ambulância para remoção e alta de pacientes;
  • Não identificamos vagas em outras unidades nas situações de necessidade de transferência hospitalar;
  • Não realizamos doações de roupas, calçados, cestas de alimentos, produtos de higiene pessoal, enxoval de bebê e outros;
  • Doações de Roupas e empréstimos de muletas ou outros equipamentos são realizados pelo Voluntariado –AVOGAMA;
  • Não realizamos bazar ou rifas;
  • Não realizamos a obtenção e dispensação de medicamentos e fornecimento de equipamentos (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção);
  • Em casos de suspeita ou confirmação de violência o profissional que realizou o primeiro atendimento deverá preencher a Ficha de Notificação de Violência a ser encaminhada imediatamente ao PAV-Programa de Atenção à Violência.