Ações da Política de Saúde do Trabalhador começarão pela Fercal
Ações da Política de Saúde do Trabalhador começarão pela Fercal

Técnicos avaliarão riscos enfrentados pelos trabalhadores
Trabalhadores da região da Fercal, a dez quilômetros de Sobradinho, serão os primeiros beneficiados pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde e Universidade de Brasília – UnB. A escolha foi feita em reunião com a participação de representantes de todos os órgãos, no auditório do Hospital Universitário de Brasília.
O projeto, em âmbito distrital, elegeu primeiramente os trabalhadores da Fercal e moradores da região que ficam em constante contato com o calcário proveniente da fábrica de cimento, um pó químico que pode acarretar doenças respiratória e câncer.
O objetivo inicial é realizar um mapeamento dos agravos sócio-econômicos da cidade, com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Coordenação de Atenção Básica à Saúde da Regional Norte (que inclui Sobradinho, Planaltina, Varjão e Itapoã), Coordenação da Regional de Sobradinho, Universidade de Brasília (UnB) e Coordenação de Atenção à Saúde da SES/DF.
"O nosso projeto piloto é a Fercal, mas pretendemos atender toda a população do DF. Precisamos verificar a situação do trabalhador para atuar em prol da sua saúde, inspecionar, fiscalizar e dar o apoio na assistência básica", explica Elienai de Alencar, diretora do Cerest.
Etapas do projeto
Inicialmente, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipes interdisciplinares da SES/DF, pesquisadores da UnB e especialistas do Ministério da Saúde farão visitas ao local escolhido para verificar os riscos à saúde enfrentados pelos trabalhadores da região.
Profissionais como médicos e enfermeiros deverão notificar as situações de riscos à saúde do trabalhador no ambiente de trabalho e apoiarão eventuais doenças adquiridas por meio de atividades laborais.
A iniciativa coloca em prática a 'Política Nacional de Saúde do Trabalhador' do Ministério da Saúde, que busca trabalhar, em conjunto com governos estaduais e municipais, ações de cuidados à saúde, como a melhora do ambiente de trabalho e a prevenção de doenças.
Alessandra Franco