09/10/2023 às 11h17

Agentes comunitários e de vigilância ambiental da Saúde são homenageados na Câmara do DF

As categorias – que somam mais de 2.600 profissionais na Secretaria – terão os quadros ampliados

Gabriel Silveira, da Agência Saúde-DF | Edição: Amanda Martimon

Responsáveis por ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância ambiental em saúde (AVAs) da rede pública do Distrito Federal foram homenageados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A sessão solene ocorreu na sexta-feira (6), com a participação dos servidores e de representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Os agentes comunitários integram as equipes de Saúde da Família (eSF), nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). Já os AVAs compõem a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) e estão distribuídos entre os 15 Núcleos de Vigilância Ambiental (Nuval) nas regiões administrativas do DF.

 Agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância ambiental em saúde (AVAs) foram homenageados na Câmara Legislativa do DF pela importância dos trabalhos prestados à população. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Desde 2011 atuando na Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 da Asa Norte, que fica na Vila Planalto, o agente comunitário André da Costa pauta sua atuação pelo ideal de transformação. “Meu trabalho é diminuir a distância entre o cidadão e o serviço de saúde. É facilitar o acesso e promover também uma assistência mais humana, que identifique o usuário por seu nome e sua família”, compartilhou ao ser contemplado com a moção de louvor.

Subsecretário da Vigilância à Saúde do DF, Divino Valero Martins destacou que os agentes exercem um papel fundamental no cenário atual de enfrentamento epidemiológico. “A modernização traz novas perspectivas acerca dos processos de adoecimento e requer a permanente integração entre Avas e ACS. Vocês são nossa linha de frente.”

A contribuição das categorias também foi destacada pela coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Fabiana Soares Fonseca. “O sistema de saúde que melhor atende a população é aquele que vai até a casa da pessoa. Nós fazemos isso por meio da Estratégia de Saúde da Família, mas, mais especificamente, pelo trabalho dos ACS e dos AVAs.”

Representando a SES-DF, a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Fabiana Soares Fonseca, destacou a atuação dos profissioanais que estão mais próximos da população. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Atualmente, a SES-DF possui cerca de 1.300 profissionais em cada uma das categorias. No total, são cerca de 1.800 servidores efetivos e o restante formado por agentes temporários. A previsão é que o corpo técnico seja ampliado com o concurso público realizado em 24 de setembro de 2023, que ofertou mais de 135 vagas imediatas, além de outras 1.300 para cadastro reserva. O certame teve quase 75 mil inscritos.

Prestígio

Reconhecimento é a emoção sentida pelas colegas Ana Paula da Costa e Maria de Araújo, que atuam há 24 e 18 anos, respectivamente, no Nuval do Guará. “Momentos como esse fazem a gente voltar e trabalhar com mais entusiasmo”, compartilhou a profissional Ana Paula.

Também homenageadas, Maria de Araújo e Ana Paula da Costa são Avas em atuação no Núcleo de Vigilância Ambiental (Nuval) do Guará. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Como enfermeira, a deputada distrital Dayse Amarílio, propositora da sessão solene, enfatizou a alegria em participar da homenagem às categorias. “Sabemos que os desafios são muitos, mas também da importância que é o trabalho de vocês para a saúde do Distrito Federal”, reconheceu a parlamentar.

Além dos homenageados, a sessão solene contou com a presença do Secretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia; do presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce), Luis Cláudio de Souza; e do presidente do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal (Sindivacs), Iuri Marques.