29/08/2024 às 14h47

Agosto Branco - Mês de conscientização e prevenção do câncer de pulmão alerta a população para os perigos do tabaco

Durante todo o mês a Secretaria de Saúde (SES-DF) promoveu ações de conscientização e prevenção ao câncer de pulmão, o mais comum de todos os tumores malignos que afligem a população mundial 

Juarez dos Santos, da Agência Saúde-DF | Edição: Agência Saúde-DF

Considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é responsável por aproximadamente 50 tipos de doenças, que além do câncer de pulmão incluem enfisema pulmonar e bronquite crônica. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, estima para o triênio de 2023 a 2025 cerca de 32.560 novos casos por ano, de câncer de pulmão, brônquio e traqueia. 

O tabagismo é responsável por aproximadamente 50 tipos de doenças, como câncer de pulmão, enfisema pulmonar e bronquite crônica. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O chefe da Assessoria de Prevenção e Controle do Câncer da SES-DF, Dr Gustavo Ribas, destaca a importância da ação, “a campanha Agosto Branco visa a promoção da saúde, incentivando as políticas que combatem o tabagismo, além de fundamental para a conscientização quanto à prevenção aos fatores de risco ao câncer de pulmão, dentre os quais o uso de tabaco, cerca de 86% dos casos de câncer de pulmão têm sua relação direta com o tabagismo”.

A SES dispõe de Programa de Controle do Tabagismo que segue a orientação da Coordenação Nacional do Programa de Controle do Tabagismo/ Instituto Nacional de Câncer (Inca), com ações de controle do tabagismo, por meio de informação e mobilização sobre os seus malefícios, além de capacitar profissionais de saúde e de outros setores para o controle do tabaco. 

Unidades de tratamento de tabagismo

A SES-DF conta com 80 unidades de tratamento de tabagismo distribuídas em todas as regiões de saúde. O tratamento é realizado semanalmente de forma individual ou em grupo, com acompanhamento médico e da equipe de saúde. 

Cigarro Eletrônico 

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) lançados no mercado há pelo menos 20 anos incluem os cigarros eletrônicos, os produtos de tabaco aquecido, e-cigs, pods e vapes. São equipamentos eletrônicos à bateria utilizados para fumar ou "vaporar". 

Pesquisas revelaram a presença de substâncias severamente tóxicas na fumaça dos DEFs, incluindo nicotina, cuja exposição durante a adolescência pode prejudicar o cérebro em desenvolvimento e que é responsável pela dependência no consumo, que caracteriza o tabagismo como doença na Classificação Internacional de Doenças – CID 10. Há aumento no consumo entre jovens nos países em que esses produtos podem ser comercializados.

“O impacto do uso dos Vapes é devastador. Eles contêm a nicotina (droga que ocasiona a dependência) e aromas que atraem para aumentar o hábito. Os cigarros eletrônicos representam um impacto na saúde e um aumento da incidência do câncer tão efetivo quanto o cigarro convencional” alerta o médico Gustavo Ribas.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída pela Lei nº 7.488, de 1986, e que tem como principal objetivo alertar a sociedade a respeito dos seus malefícios, fortalecer as ações de sensibilização da população em relação aos danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco e estimular as pessoas a refletirem sobre os benefícios de abandonarem o fumo.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, foi instituído com o objetivo de alertar a sociedade sobre seus malefícios. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O primeiro e fundamental passo para deixar de fumar é a vontade própria. Apesar de todas as campanhas e informações disponíveis, a decisão é individual e tem que partir do próprio fumante.