28/02/2025 às 12h06

Carnaval: Secretaria de Saúde e Metrô DF distribuem preservativos em nove estações da capital

Totens ficarão disponíveis durante período festivo. Ao todo, serão mais de 25 mil camisinhas 

Thais Cavalcante, da Agência Saúde-DF | Edição: Natalia Moura

O Metrô-DF, em parceria com a Secretaria de Saúde, vai distribuir quase 26 mil preservativos durante o Carnaval. De quinta (27) a terça-feira (4), a iniciativa busca incentivar a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre os brasilienses. Também estão sendo distribuídas 400 unidades de lubrificantes íntimos.
 

Serão distribuídas quase 26 mil preservativos em totens espalhados por nove estações do Metrô-DF.  Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Os totens foram instalados em nove estações do Distrito Federal: Central, Galeria, Asa Sul, Shopping, Feira, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro e Terminal Samambaia. Eles estão localizados próximos às catracas de entrada. 

“É uma parceria estratégica, pois estamos disponibilizando preservativos para um público muito amplo e diverso”, afirma a gerente substituta da Gerência de Vigilância em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist) da SES-DF, Daniela Magalhães.

A ação integra um conjunto de iniciativas da pasta que busca aumentar a conscientização sobre o tema. Além da distribuição nas estações do metrô, 200 mil preservativos e lubrificantes também serão entregues a diversos blocos de Carnaval.
 

Até terça (4), os totens estarão nos terminais:  Central, Galeria, Asa Sul, Shopping, Feira, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Centro e Terminal Samambaia. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF.

A gerente de Projetos Especiais do Metrô-DF, Letícia Divina, explicou que, devido ao grande número de pessoas que circulam pelas estações, a iniciativa é estratégica. “São cerca de 180 mil pessoas circulando no sistema diariamente. Atingimos um público bastante diverso, então qualquer iniciativa pela prevenção da saúde costuma ser muito eficaz”, observa.

Saúde nos Trilhos

O Metrô-DF também possui um programa voltado ao bem-estar dos usuários do sistema metroviário. Conduzido pela Gerência de Projetos Especiais do órgão, o Saúde nos Trilhos abraçou a parceria com a SES-DF neste ano contra as IST.
 

O Metrô-DF também possui um programa voltado ao bem-estar dos usuários do sistema metroviário. Foto: Arquivo pessoal.

O projeto é composto por um calendário de eventos e campanhas, entre outras ações de prevenção e promoção da saúde, em conjunto a entidades públicas e privadas, faculdades, universidade e sociedade civil.