Carreta da Mulher realiza atendimento no Vale do Amanhecer
Carreta da Mulher realiza atendimento no Vale do Amanhecer
Unidade móvel de saúde disponibiliza 150 exames diariamente, entre preventivos, mamografias e ecografias
O Vale do Amanhecer recebe, nesta segunda-feira (30), a Carreta da Mulher. As outras estão em Santa Maria e no Jardim Botânico.
Segundo a coordenadora-geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, essa é a quinta vez que a carreta está na cidade, “tivemos grandes sucessos e esperamos que as mulheres do Vale do Amanhecer realizem todos os exames preventivos para a sua saúde”, diz.
A carreta esteve anteriormente no posto rural Rio Preto, em que realizou 800 exames em duas semanas, e agora está estacionada no Vale do Amanhecer até o dia 04 de outubro, e depois estará na UnB de Planaltina, do dia 07 a 18 de outubro.
Segundo a coordenadora do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, Elenice Pereira, o trabalho tem sido coroado com sucesso, “porque temos conseguido captar mulheres dos núcleos rurais, como Rio Preto, Taquara, Rajadinha, São José, Santos Dumont, Tabatinga, Morumbi e Pipiripau, para exames de mamografia em mulheres de idade entre 50 e 69 anos e assim, alcançar as metas proposta pela Secretaria de Saúde”, explica.
Para a aposentada Glória Miott, a Carreta da mulher beneficiou a sua vida, “estou muito feliz com a iniciativa do GDF, há 16 anos que não fazia uma mamografia”, comenta.
A dona de casa Rosemary Jost elogiou o atendimento.“Fui bem atendida, não esperei muito e consegui realizar todos os exames”, disse.
Cada uma das três carretas disponibiliza diariamente 150 exames: 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau).
As unidades móveis contam com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos. Cada carreta tem dois consultórios. Os exames e consultas acontecem de entre 8h e 12h e 13h e 17h, de segunda à sexta-feira. As senhas são distribuídas às 7h. E os exames serão realizados mediante apresentação do cartão do SUS, e da carteira de identidade.
Tatiane Gomes