Carreta da Mulher realiza mais de 650 exames na 1ª semana no Varjão
Carreta da Mulher realiza mais de 650 exames na 1ª semana no Varjão

Atendimento na cidade continua até sexta-feira (14)
Mais de 650 exames foram realizados na Unidade Móvel de Saúde da Mulher que está desde segunda-feira (3) em frente ao Centro de Saúde nº16, no Varjão, onde o atendimento continua sexta-feira (14 de junho), das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.
A carreta da mulher é equipada com aparelhos que permitem a realização de exames preventivos de câncer de mama (mamografia) e de colo uterino (papanicolau), ecografias, bem como o diagnóstico de outras doenças.
O gerente do Centro de Saúde nº16, odontólogo Luiz Claudio Modesto, comemora a chegada da carreta ao Varjão e afirma que a comunidade ficou satisfeita. “Reduzimos a lista de espera da regulação para o exame de mamografia, que está praticamente zerada”, relata.
Para o atendimento, a paciente precisa levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS, que pode ser feito no local mediante apresentação do RG e CPF. As pacientes podem fazer mamografia- para as mulheres de 50 a 69 anos de idade, mesmo sem pedido médico- ultrassom pélvico, transvaginal e de tireoide - com pedido médico - e preventivo do câncer de colo do útero (Papanicolau), em mulheres de 24 a 64 anos de idade, de preferência que nunca tenham feito o exame ou o fizeram há mais de três anos.
Rosália de Almeida Santos, 40 anos, moradora do Varjão, procurou a Unidade Móvel de Saúde da Mulher e foi atendida pela primeira vez. “Minha vizinha veio e disse que foi bem atendida. Daí pensei: já que a carreta está aqui, é melhor eu me cuidar. Então resolvi fazer os exames. Fiz mamografia e o preventivo. O atendimento foi rápido e excelente”, comenta.
Patrícia Kavamoto