Dia da Ressuscitação Pulmonar reúne centenas de pessoas no Parque de Águas Claras
Dia da Ressuscitação Pulmonar reúne centenas de pessoas no Parque de Águas Claras

Evento promovido pelo Samu teve oficinas de massagens cardíacas e medição de pressão arterial e glicemia.
BRASÍLIA (3/10/16) - Mais de 500 pessoas passaram neste domingo (2) pelo Parque de Águas Claras para celebrar com o CPRDay, Dia da Ressuscitação Pulmonar promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF). Além da massagem cardíaca quem participou pode verificar a pressão arterial e a glicemia.
Idealizado pela Organização Mundial de Saúde, o CPRDay (em inglês, a sigla CPR significa Cardiopulmonary Ressuscitation) pretende chamar a atenção para a importância dos primeiros socorros nas vítimas de parada cardiorrespiratória. Internacionalmente, o Dia da Ressuscitação Pulmonar é celebrado em 27 de maio.
Além do diretor do Samu-DF, Rafael Vinhal, participaram do evento, o Secretário de Saúde, Humberto Fonseca e a secretária adjunta Eliene Berg. Durante toda a manhã, profissionais de saúde ensinaram à população como fazer a massagem cardiopulmonar, importantíssima para aumentar as chances de sobrevivência de uma vítima de parada cardiorrespiratória. Adultos e crianças participaram das oficinas que ofereceram mais de 100 bonecos do Núcleo de Educação e Pesquisa do Samu, especialmente criados para simular os procedimentos.
"Essa é uma iniciativa importantíssima do Samu, porque é vital a identificação precoce dos sintomas de parada cardiorrespiratória e a necessidade de agir rápido nessas horas", disse Humberto Fonseca. "A cada minuto que uma vítima de parada cardiorrespiratória fica sem receber a massagem cardiopulmonar, diminui de sete por cento a 10% a sua chance de sobrevivência", explicou o secretário.
"Enquanto se espera a chegada de socorro, é fundamental que a vítima receba a massagem", emendou o diretor do Samu-DF, Rafael Vinhal.
Durante as oficinas, quem passou pelo Parque de Águas Claras aprendeu como proceder com uma vítima de parada cardiorrespiratória. Primeiro, é preciso verificar se a pessoa está ou não consciente, fazendo perguntas diretas a ela, ao mesmo tempo em que se dá batidas com a mão em cunha na sua clavícula. Se não houver resposta, deve-se verificar a respiração, caso não haja, o próximo passo é chamar o socorro do Samu (pelo número 192) ou do Corpo de Bombeiros (193). E começar, então, a proceder à massagem, que é feita com as duas mãos no peito da vítima.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Levam ao óbito o mesmo número de vítimas de câncer, doenças respiratórias crônicas, acidentes e diabetes mellitus combinados. Segundo Dados da Organização Mundial de Saúde, de cada 100 mil brasileiros que morreram em 2004, 341 foram vítimas de doenças cardiovasculares. É mais que o dobro da taxa de mortalidade por câncer no Brasil no mesmo período. Aproximadamente metade das mortes por doenças cardiovasculares acontecem por parada cardíaca súbita.
Foi a segunda vez que o Samu-DF promoveu em Brasília o CPRDay. Todos os participantes receberam um kit de lanche, com sucos e biscoitos. Professores e alunos da Academia de Música Musiflex aninaram a manhã com diversas apresentações.