Escola do Guará recebe visita de equipe de Estratégia Saúde da Família
Escola do Guará recebe visita de equipe de Estratégia Saúde da Família

Foram avaliados 700 alunos com idades entre 4 e 9 anos
BRASÍLIA (12/4/17) - A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde 3 do Guará II esteve, nesta terça-feira (11), na Escola Classe 7, para uma ação em saúde. Foram abordados temas como verminoses, higiene na alimentação, piolho e feito um levantamento em saúde dos alunos com idades entre 4 e 9 anos. Mais de 700 alunos foram avaliados.
De acordo com o gerente da UBS 3, Fábio Teixeira, a ação busca principalmente uma aproximação da unidade com a escola. "São instituições que podem trabalhar juntas, visando a melhoria da saúde da população local. Conseguimos acompanhar o desenvolvimento dessas crianças no início da vida escolar delas e nessa interação com outras crianças", afirmou.
Fabiana Mendes, médica na equipe ESF, destaca que o atendimento realizado na escola é focal e faz parte das atribuições da equipe. "O trabalho que realizamos aqui é diferenciado, porque estamos investindo na prevenção. As crianças nessa faixa etária, de 4 a 9 anos, estão começando a criar os hábitos de higiene e alimentar. É um momento que ela começa a mostrar que já tem opinião e vontade. Então, precisamos moldar essas escolhas para prevenir problemas de saúde. O hábito de lavar as mãos, por exemplo, é essencial", afirmou.
LEVANTAMENTO – A visita ainda avaliou, por meio de questionário, quanto tempo as crianças estão expostas ao celular, televisão, tablet e vídeo game, por exemplo. O levantamento ajudará a definir ações para diminuir a exposição à tela e aumentar o tempo de brincar em casa ou outras atividades lúdicas.
As estudantes de medicina, Júlia Beluco, e de enfermagem, Camila Nunes, que participaram da visita, avaliam a ação como ponto essencial à prevenção das doenças e desenvolvimento de hábitos saudáveis. "Ver esse trabalho de prevenção é realmente gratificante, porque estamos trabalhando em pessoas totalmente abertas para os hábitos saudáveis. Elas ainda são nosso megafone em casa, porque acabam corrigindo e ensinando os pais", afirmaram as estudantes. Os pais receberão retorno da avaliação dos alunos.