Exames na Carreta da Mulher na Estrutural são agendados
Exames na Carreta da Mulher na Estrutural são agendados

Horários são marcados por equipes da Estratégia em Saúde da Família
Pela segunda vez, a Carreta da Mulher chega a Estrutural e para evitar fila, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde adotou um novo plano para marcação de exames. As pacientes agora serão agendadas e captadas pelas equipes do programa Estratégia em Saúde da Família. Dessa maneira, não serão distribuídas mais as senhas. Para a coordenadora da Regional de Saúde do Guará, esse é mais um passo para beneficiar o usuário. “Tínhamos notícias de confusão nas filas, discussão, pessoas vendendo lugares e frustração de algumas mulheres que não conseguiam marcar o seu exame. Agora, com a marcação feita pelos agentes comunitários, isso não será mais possível”, afirmou.
A Carreta da Mulher ficará na Estrutural até o dia 31 e pretende realizar 2.250 procedimentos. Iracema Silva aprovou o serviço oferecido e elogiou o trabalho da equipe 02 do ESF. “Quando a carreta esteve aqui pela primeira vez, eu não vim porque tinha que pegar fila e fiquei receosa quanto à qualidade do serviço prestado e equipamentos. Dessa vez, o ESF que me visita marcou e me comunicou de que eu já estava agendada. Fiquei surpresa pela agilidade. Quando entrei na Carreta vi que não tinha diferença nenhuma do hospital”, afirmou.
A servidora Scheila Freire, do C.S nº 04 da Estrutural, também aprova o agendamento. “Antes era um estresse. As pessoas ficavam irritadas e vinham pra cima da gente com raiva e algumas revoltadas por não terem conseguido realizar os exames. Não podíamos fazer nada. Agora não, são 10h40 e já finalizamos os nossos agendamentos. Os atendimentos foram tranquilos e ninguém reclamou de nada”, comemora. Em todas as carretas, os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A moradora precisa levar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. O paciente que não foi agendado ainda poderá procurar a equipe do ESF no centro de Saúde da Estrutural.
As outras duas carretas estão localizadas no Gama e Sobradinho. O Programa Saúde Móvel vem realizando, desde março de 2012, mais de 40 mil exames para a população do DF. O projeto também já foi elogiado em congressos nacionais, como o XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e X Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência.
Exames
As mamografias não precisam de solicitação médica. O preventivo, para aquelas que já tenham tido relações sexuais. Para o resultado, o profissional responsável fornecerá um protocolo e as orientações necessárias para a retirada do exame.
As ecografias (tireóide, vias urinárias, abdômen total e superior, transvaginal, obstétrica, mamária e pélvica) necessitam do pedido médico. O resultado sai no mesmo dia.
Érika Bragança