09/03/2024 às 13h35

Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde ganha áreas renovadas

Entre os espaços revitalizados estão biblioteca, salas de estudo e laboratórios de pesquisa. Secretária de Saúde visitou local

Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), da Secretaria de Saúde (SES-DF), ganhou revitalizações recentes. Os laboratórios de pesquisa, por exemplo, receberam simuladores de centro cirúrgico e de simulações reais. As paredes, os pisos e o teto de diversos espaços, como biblioteca e sala de estudos, foram renovados, além das redes hidráulica e elétrica. As mudanças trazem um ambiente de treinamento, um observatório de saúde coletiva, além de funcionar como escritório de apoio aos pesquisadores.
 

Diversos espaços da Fepecs, como a biblioteca, passaram por revitalizações no piso, parede e teto, assim como manutenções nas partes hidráulicas e elétricas | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Ao visitar o local no final desta semana (8), a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, elogiou as estruturas e ressaltou a importância de espaços adequados para a realização de pesquisas que possam basear tomadas de decisões na saúde. “Laboratórios como este são fundamentais, porque a gestão deve ser feita com dados. Precisamos monitorar o presente e planejar o futuro”, declarou.

As análises do laboratório possuem diversas finalidades que beneficiam a população e a comunidade científica da saúde, segundo o coordenador da Área de Pesquisa da Fepecs, Sérgio Fernandes. “O novo espaço servirá para investigar a eficácia de ações tomadas, simular respostas de organismos e de eficácia de medicamentos, entre outros”, exemplificou.

Conhecimento na prática

Os laboratórios disponibilizados pela Fepecs aproximam os alunos de experiências reais de um hospital, como o espaço de habilidades cirúrgicas e o de simulação realística. “No primeiro, desenvolvemos habilidades do futuro profissional para desempenhar as funções, dentro do universo e do cenário real de um hospital. Já no segundo, inserimos o estudante em situações com simulações de baixa, média e alta complexidade”, detalhou o professor e coordenador de Anatomia da fundação, Hércules Gomes.
 

Os ambientes renovados servirão para a realização de pesquisas e de preparo dos estudantes em atuações dentro dos hospitais | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF