Hemocentro comemora Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue
Hemocentro comemora Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue
Lena Nardelli, da Agência Saúde DF

Programação será realizada no Parque da Cidade e no Taguapark
No próximo sábado (14/06), o Hemocentro de Brasília comemorará o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue montando dois estandes educativos no Parque da Cidade e no Taguapark. A ideia é levar informações às pessoas que passeiam pelos parques da cidade nos fins de semana, mostrando a importância da doação.
Logo no início da manhã, duas equipes compostas por profissionais da Gerência do Ciclo do Doador e da Assessoria de Comunicação sinalizarão o local do estande do Hemocentro com a ajuda do mascote da instituição “Coradinho” e por meio de laços de fita vermelhos, colocados nas árvores . “Vamos colocar vários laços vermelhos nas árvores para chamar a atenção dos freqüentadores dos parques e, em algumas árvores, colocaremos bilhetes com informações sobre a doação voluntária de sangue e sobre as condições básicas para se candidatar à doação ”, informa Kelly Barbi, chefe do Núcleo de Captação, Registro e Orientação do Hemocentro de Brasília.
Kelly acrescenta que o objetivo de se comemorar o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, é aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue e agradecer aos doadores pelo seu gesto que salva vidas.
OMS escolhe Sri Lanka para lançamento da campanha
O Sri Lanka foi escolhido como o país anfitrião para a comemoração do evento de 2014. Como é de costume, a celebração da data vem acompanhada de uma campanha que, nesse ano, traz o seguinte tema: “Sangue Seguro para Salvar Mães”. A ideia é enfatizar que a oferta de sangue seguro faça parte de uma abordagem abrangente para prevenção das mortes maternas. Por meio dessa iniciativa, a expectativa da OMS é encorajar os governos dos diversos países a desenvolver um plano de atividades que possa assegurar a disponibilidade de sangue às parturientes.
Além do Sri Lanka, a OMS celebrará a data por todo planeta, e o Brasil não ficará fora dessa festa. Assim como outros hemocentros do país, a Fundação Hemocentro de Brasília estará presente em atividade externa nos parques da cidade e na própria sede da instituição, quando também homenageará os doadores.
Serviço
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, ter se alimentado , ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar o site www.hemocentro.df.gov.br, pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto, dentro do prazo de validade. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados no site do hemocentro (Condições Básicas para Doar Sangue) ou durante a entrevista de triagem, no dia da doação.