Hoje é Dia dos Avós
Hoje é Dia dos Avós

Terapeuta avalia que relação com os avós é de extrema importância
BRASÍLIA (26/7/16) – Nesta terça-feira (26), é celebrado o Dia dos Avós. Em razão da data, a terapeuta ocupacional da Coordenação da Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, Angela Maria Sacramento, explica que a relação entre avós e netos é de fundamental importância.
"O vínculo afetivo é muito importante. Além disso, a interação das gerações pode favorecer a troca de conhecimento, já que os hábitos de vida são diferentes. Muitas vezes, os netos vão ensinar algo aos avós que, normalmente, transmitem a experiência de situações que vivenciaram", disse a profissional, ao citar que os jovens ensinam muito sobre a inclusão digital.
Angela destacou que os avós, por vezes, acabam cuidando dos netos por estarem vivenciado um envelhecimento mais ativo. Segundo ela, para manter a saúde, a principal dica é se cuidar, antes mesmo de chegar aos 60 anos.
"Temos que pensar que envelhecer começa após o nascimento, por isso, temos que ter hábitos saudáveis em todos os ciclos de vida. É importante ter alimentação adequada, sem muitos açucares, gordura e conservantes", afirmou.
Segundo ela, a atividade física regular também é fundamental para a manutenção da capacidade física e cardiorrespiratória. Também é necessário realizar atividade cognitivas com o aprendizado de novas habilidades como, por exemplo, conhecer novos idiomas.
"Há ainda estudos correlacionando a atividade física à melhora cognitiva, porque melhora e fluxo sanguíneo e oxigenação cerebral, com efeitos inclusive na recuperação da memória", disse.
IDOSOS – De acordo com os dados do Núcleo de Análise e Dados, da Secretaria de Saúde, 9,4% da população no Distrito Federal são idosos, o que corresponde a 273.903 mil habitantes. As cidades com o maior número de pessoas acima de 60 anos, proporcionalmente, são: Asa Sul (22%), Asa Norte (13%) e Gama 11,7%.
Atualmente, a Secretaria de Saúde oferece assistência aos idosos nos centros de saúde, que formam grupos para orientar sobre as doenças crônicas e oferecem consultas. Há também os ambulatórios especializados de psiquiatria, neurologia, geriatria, que podem ser acessados por intermédio de encaminhamento feito pela atenção primária.
DATA - O dia 26 de julho foi escolhida pelo o Papa Paulo VI, já que também são comemorados os Dias de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria, os avós de Jesus Cristo.