Hospital de Campanha fica em Brazlândia até que surto de dengue em Goiás esteja controlado
Hospital de Campanha fica em Brazlândia até que surto de dengue em Goiás esteja controlado
Fotos: Roberto Barroso/Renato Araújo

GDF monta estrutura para atendimento rápido a pacientes
Pacientes com sintomas de dengue contam desde a manhã dessa quinta-feira (02), com atendimento mais rápido em Brazlândia (HRB), graças à instalação de um hospital de campanha composto por duas tendas da Força Nacional do SUS, em frente ao hospital regional da cidade.
“Esta ação visa isto: atendimento rápido e de qualidade para quem precisa”, afirmou o governador Agnelo Queiroz, ao visitar a estrutura montada no HRB, acompanhado do secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Segundo o governador, o hospital de campanha será mantido na cidade até que o avanço da dengue nos municípios goianos da Região Metropolitana de Brasília esteja controlado.
“Tive dengue há um mês e me tratei neste hospital. Agora, trouxe meu marido, que está com os mesmos sintomas. O atendimento foi rápido, ele já está no soro”, disse Marineide Matos Rocha dos Santos, moradora do Recanto da Barragem, em Águas Lindas 2. O marido dela recebeu ficha vermelha na Classificação de Risco e foi imediatamente internado
O hospital de campanha funcionará diariamente, das 7h às 22h, com uma equipe formada por três médicos, dois enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem e dois técnicos de laboratório. Segundo a coordenação Regional de Saúde de Brazlândia, nos últimos dias aproximadamente 150 pessoas de municípios da Região Metropolitana de Brasília superlotaram a emergência do HRB, a maioria (95%) proveniente de Águas Lindas e Padre Bernardo, onde a ocorrência da doença configura um surto.
A enfermeira Nilzete de Araújo explicou que os pacientes são acolhidos na emergência do HRB, fazem ficha e passam pela triagem com Classificação de Risco. Aqueles que apresentarem sintomas mais graves de dengue recebem ficha amarela ou vermelha e são atendidos no próprio Pronto Socorro. Os classificados na cor verde são encaminhados para as duas tendas montadas em frente ao hospital, onde são atendidos por ordem de chegada.
A primeira tenda funciona como sala de espera e de medicação. A segunda dispõe de consultórios, leitos para medicação e coleta de materiais para exames.
Sheila Perru