Hospital do Gama oferece serviço de Hemodiálise
Hospital do Gama oferece serviço de Hemodiálise

Unidade já atendeu a 53 pacientes num total de 392 procedimentos
O serviço de hemodiálise do Hospital do Gama completou cinco meses de atividades e já atendeu a 53 pacientes num total de 392 sessões de hemodiálise. O nefrologista Luis Carlos Espadim avalia que o saldo é positivo para a assistência oferecida no HRG. “Nesses cinco meses de trabalho conseguimos suprir toda a demanda do hospital, atender aos pacientes internados na UPA do Recanto da Emas e nenhum paciente do HRG precisou ser removido para outra unidade para realizar as sessões”, informou o médico.
Segundo Espadim, a abertura do serviço proporcionou melhor qualidade na assistência, “o tratamento é mais efetivo, melhorou as condições de trabalho para os médicos para a equipe de enfermagem e também a qualificação do processo de aprendizagem dos médicos residentes, além de tirar a sobrecarga dos outros hospitais”.
Há um mês internado na clínica médica devido a complicações renais, o pintor Waliton dos Santos Magalhães, informa que o atendimento é excelente, fiquei sabendo que antes era difícil fazer as sessões, por que tinha que ir a outro hospital, me sinto privilegiado, não preciso sair daqui, o espaço é agradável e a equipe atende muito bem”, ele elogiou.
Supervisora da Clínica Médica, a enfermeira Rosielly Claúdia de Oliveira relata que o serviço possibilitou que a troca de informações entre as equipes fosse mais ágil, resultando na melhora da assistência de enfermagem e médica. “Tínhamos também a dificuldade com o deslocamento dos pacientes para outras unidades, o serviço ficava sobrecarregado porque precisávamos desfalcar a equipe, além dos transtornos na remoção dos pacientes. Com a implantação do serviço todos esses problemas acabaram”, disse a enfermeira.
Como funciona o serviço de hemodiálise do HRG
O atendimento é destinado a pacientes internados nas unidades e funciona nas segundas, quartas e sextas-feiras no horário de 7h as 19h, com seis máquinas de proporção com tecnologia de ponta que limpam e filtram o sangue realizando o trabalho que o rins doentes não conseguem fazer.
A equipe que atende na Hemodiálise é composta por dois nefrologistas, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem.
Por Eliane Simeão, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226