08/09/2025 às 11h01

HRT atende mais de 150 mulheres para diagnóstico e tratamento de câncer ginecológico neste fim de semana

Iniciativa integra a programação da campanha Setembro em Flor; vacina contra o HPV e realização do exame preventivo se complementam como ações de prevenção

Gabriel Silveira, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan

Mais de 150 mulheres foram atendidas neste final de semana pelo Ambulatório de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT). O mutirão permitiu o diagnóstico e o início do tratamento de diversos tipos de câncer ginecológico. A iniciativa integra a programação da campanha Setembro em Flor, realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), voltada à conscientização sobre a importância do acompanhamento ginecológico.

Ao longo de todo o sábado (6), 98 pacientes foram submetidas a colposcopia; enquanto, no domingo (7), durante o feriado do Dia da Independência, mais 58 mulheres realizaram o procedimento. O exame ginecológico, indicado para pacientes que tenham apresentado alguma alteração no exame preventivo, permite visualizar detalhadamente o colo do útero, identificando lesões ou alterações não identificadas a olho nu.

Para o atendimento dessa demanda, foi organizada uma verdadeira força-tarefa. Exames foram realizados por uma equipe de 45 profissionais voluntários. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

"A gente consegue não apenas realizar um diagnóstico precoce, mas iniciar o tratamento e impedir que os tumores nessas pacientes evoluam para um câncer invasor. Isso vai fazer toda a diferença na vida dessas mulheres", explica a cirurgiã oncológica do HRT e organizadora da ação, Rayane Cardoso.

Para o atendimento dessa demanda, foi realizada uma verdadeira força-tarefa. A parceria com instituições particulares possibilitou, por exemplo, o empréstimo de cinco aparelhos colposcópios. Os exames foram realizados por uma equipe de 45 profissionais voluntários. Os pacientes receberam a informação de marcação da consulta por meio de comunicação telefônica. "Foram muitas mãos pra isso aqui estar acontecendo com essa grande quantidade de pacientes", destaca Cardoso.

Mais de 200 mulheres foram atendidas para diagnóstico e tratamento de câncer ginecológico no Ambulatório de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) durante este final de semana. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde DF

Prevenção

A programação da campanha Setembro em Flor segue ao longo de todo o mês, com ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. Outro mutirão de colposcopia é previsto para os dias 28 e 29 de setembro. Confira a programação completa abaixo.

A programação da campanha Setembro em Flor segue ao longo de todo o mês, com ações de prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres que afetam o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A vacinação e a realização do exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. 

Na rede distrital de saúde, o imunizante está disponível gratuitamente nas unidades da SES-DF para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Até o fim deste ano, jovens entre 15 e 19 anos também poderão tomar a dose da vacina. A medida também é indicada para pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou aids, pacientes transplantados e pacientes oncológicos.