Mulheres que tiveram câncer de mama são destaque em Exposição no Museu Nacional
Mulheres que tiveram câncer de mama são destaque em Exposição no Museu Nacional
“Recomeço: histórias de mulheres vitoriosas” é o nome da exposição montada na Galeria 2 do Museu Nacional, aberta a visitação, com entrada franca, até 27 de outubro, das 9h às 18h30.
Promovida pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) e patrocinada pela Caixa Econômica Federal, a mostra retrata 20 mulheres da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) que tiveram a mama reconstruída após mutilação decorrente do tratamento contra o câncer de mama.
“Queremos afirmar e ilustrar as possibilidades de reinício de uma vida plena após a percepção inicial de mutilação que a mastectomia produz no imaginário feminino”, comenta a presidente da Recomeçar, Joana Jeker .
A exposição busca apresentar uma abordagem inovadora do tema, pois explora as imagens com um olhar editorial de moda, aliado a breves depoimentos que mostram às mulheres que o câncer de mama é um recomeço de vida.
São mulheres que resgataram a autoestima, a feminilidade e a confiança. “Esperamos que as imagens e depoimentos dessas mulheres, tão felizes e seguras de si mesmas, contribuam para a diminuição do tabu em torno da doença e colabore para o aumento da procura pelo diagnóstico precoce”, complementa Joana.
Patrícia Kavamoto