Paciente assistida em casa pela Secretaria de Saúde recebe visita do governador
Paciente assistida em casa pela Secretaria de Saúde recebe visita do governador
Atenção Domiciliar atende 92 moradores da cidade
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado do secretário de Saúde, Rafael Barbosa visitou nessa sexta-feira (18), a paciente Alaide Ana da Silva, de 79 anos, que é assistida pelo Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (NRAD) de Samambaia.
Durante o encontro na residência da paciente, na QR 315 de Samambaia Sul, o governador parabenizou os profissionais que atuam no NRAD e destacou a assistência domiciliar como uma das prioridades do seu governo, visando encrementar as políticas de saúde com qualidade, humanização e economia para os serviços de saúde.
Alaide Silva é portadora de sequela de doença de Alzheimer, em fase avançada, associada a problemas provocados por complicações pós-operatórias de uma cirurgia para remoção de cabeça femoral direita, devido a fratura de colo de fêmur. A paciente também é hipertensa e diabética.
Há oito meses, Alaíde se encontra restrita ao leito. É totalmente dependente de terceiros para suas necessidades diárias como, higiene pessoal, alimentação e tem como cuidador o filho Anailson Felipe da Silva e duas cuidadoras que se revezam 24 horas.
Atualmente, 92 pacientes são atendidos semanalmente pelos membros da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad) sob a supervisão do NRAD de Samambaia. A população local é estimada em 200 mil habitantes.
O coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, destaca a visita do governador como uma comprovação do trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade de internação domiciliar. Para o coordenador, o paciente em assistência domiciliar tem mais conforto no atendimento por estar perto dos familiares sob os cuidados e supervisão do NRAD.
Como atua o NRAD
O Programa Melhor em Casa, criado pela presidente Dilma Rousseff, unificou todos programas de internação domiciliar ao normatizar por meio de portaria os serviços dos estados e municípios.
Brasília saiu na frente das demais unidades da federação ao disponibilizar o Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD) em Sobradinho. Inicialmente, esse serviço, atendia a domicílio pacientes que faziam uso de oxigênio.
Segundo o médico da Saúde da Família e Comunidade, Carlos Eduardo Araújo Faiad, o serviço se espalhou pelo DF por meio do Programa de Internação Domiciliar (PID), com a implantação do Núcleo Regional da Atenção Domiciliar (NRAD) em cada regional.
A chefe do NRAD de Samambaia, enfermeira Fernanda Zamriolli de Araújo, relata que o serviço na região administrativa conta com uma equipe multidisciplinar composta de médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem.
A Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar mais as Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap) é composta de nutricionista, terapeuta ocupacional, assistente social e psicólogo, que dão suporte a domicílio.
De acordo com o médico Carlos Faiad, os membros do EMAD desenvolvem atividades como curativos, fisioterapia, medicação, diagnostico, exames de imagem, coleta de sangue, urina e encaminham para hospital, além de orientar o cuidador no empréstimo de materiais (cama hospitalar, aspirador, nebulizador, suporte de soro e outros).
Para o fisioterapeuta Evandro Claudio de Sá, “o atendimento domiciliar cria vínculos familiares com o paciente, cuidador e o profissional de saúde”.
O cuidador além de cuidar do paciente participa de reuniões com a equipe do NRAD do Hospital de Samambaia.
Júlio Duarte