Portal InfoSaúde-DF bate recorde com mais de 4 milhões de acessos em 2024
Portal InfoSaúde-DF bate recorde com mais de 4 milhões de acessos em 2024
Com quatro anos de funcionamento ferramenta prova que emprego da ciência de dados na transparência e na gestão da saúde pública é sucesso na capital
Michelle Horovits, da Agência Saúde-DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan
O Portal de Informações e Transparência da Saúde (InfoSaúde-DF) alcançou recorde de acessos anual. Em 2024, de janeiro a dezembro foram 4,2 milhões de consultas, frente aos 2,6 milhões de 2023. O portal foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com consultores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, e disponibilizado publicamente em 2020.

Para o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal, a incorporação do InfoSaúde-DF ao Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges-DF) ampliou a qualidade e o alcance das informações. "Com a supervisão do Centro, o portal ganhou novas funcionalidades e conteúdo inédito, ampliando sua capacidade de gerar informação pública para o controle social. E diversas ações potencializaram os resultados alcançados, como o desenvolvimento do portal Dengue DF, além de transformar tudo isso em transparência ativa", afirma.

Como funciona
O InfoSaúde-DF apresenta mapas alimentados por geolocalização, com o intuito de facilitar o acesso da população aos endereços das unidades de saúde da capital federal. Em formato de painéis, as informações públicas referentes à situação de saúde do DF são organizadas e disponibilizadas a usuários, servidores, pesquisadores e gestores. Além de servir para prestação de contas à população, os dados são úteis também no dia a dia – do acesso ao planejamento de serviços e tomadas de decisão.
Vidal observa que a criação da Sala de Monitoramento em Síndromes Gripais, em julho de 2024, foi uma das funcionalidades criadas para o portal que apoiou a decisão de gestores e profissionais de saúde em diferentes níveis de atuação, além de garantir a transparência dessas informações para a população.
"A Sala colaborou para o aumento da procura por informações, pois conta com mapas e painéis interativos que possibilitam o acompanhamento sistemático dos atendimentos relacionados à Classificação Internacional de Doenças (CIDs), além de internações, exames realizados e situações de agravo da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)", explica.
Painéis
Atualmente, estão em funcionamento 231 painéis. Desse total, 89 compõem o menu da Sala de Situação de Saúde do DF – seção destinada a fornecer um balanço consolidado dos atendimentos e procedimentos realizados diariamente pelos três níveis de atenção à saúde.

O Portal foi premiado com o Prêmio Ipê de Inovação em Transparência da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) 2024. A transformação digital do monitoramento – antes feito por mecanismos analógicos ou assíncronos – é o motivo da existência atual do InfoSaúde-DF, conforme pontua o subsecretário. “Nós temos disponíveis publicamente vários painéis informativos atualizados quase que em tempo real da situação de saúde do DF. Este é um ganho monumental para a democratização da informação”, conclui.