Robôs já trocaram mais de 417 mil mensagens sobre covid com a população
07/08/2020 às 18h20
Robôs já trocaram mais de 417 mil mensagens sobre covid com a população
Eles foram lançados no início da pandemia no DF e interagem por intermédio do WhatsApp para orientar as pessoas
IGES-DF

Em três meses, o total de 417.108 mensagens relacionadas à Covid-19 foram trocadas pelo WhatsApp com a população do DF e entorno por intermédio de duas assistentes virtuais que utilizam inteligência artificial e receberam os nomes de Ana e Gabriela. A iniciativa foi lançada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), por intermédio do projeto do governo local DF Contra Coronavírus. De acordo com o balanço, os robôs atingiram aproximadamente 27 mil usuários, sendo 13.700 monitorados diariamente pelos número (61) 99819-6599 e (61) 98264-3546. O programa também realiza busca ativa nas redes sociais. Cerca de 1,3 milhões de usuários de internet já foram impactados. “Essa ferramenta foi mais uma ação que implementamos para fortalecer o combate da Covid-19. Ela permite nos aproximar da população, que tem muitas dúvidas. Estamos fornecendo orientações e informações confiáveis para que o cidadão saiba como se proteger e se cuidar diante dessa pandemia”, ressaltou o diretor-presidente do Iges-DF, Sergio Costa. A assistente Ana fornece informações gerais sobre a Covid-19, entre elas, como a infecção pelo vírus ocorre, como se prevenir e quais os principais sintomas. Até o momento, o item pelo qual os internautas mais tiveram interesse foi “Acho que estou com o Coronavírus e quero realizar uma autoavaliação sobre meu estado de saúde”. Nesse tópico, a bot coleta dados como nome do usuário e idade, questiona se a pessoa teve contato com contaminados, pergunta quais sintomas o internauta apresenta, entre outras informações para uma avaliação completa. Após o relato para a Ana, se o caso for considerado de atenção, de acordo com os critérios médicos definidos pelo Iges-DF, o atendimento é direcionado para um de nossos analistas. O usuário poderá relatar melhor a sua situação e, se for o caso, será direcionado para uma UBS da sua região ou para o Samu. Para pacientes já diagnosticados com Covid-19 nas unidades públicas do DF, a bot Gabriela faz o acompanhamento. Também pelo WhatsApp, a assistente virtual Gabriela entra em contato pelo número informado pelos pacientes no prontuário e acompanha, por 14 dias, a evolução do quadro de saúde daqueles que tiveram o diagnóstico de coronavírus confirmado e que foram liberados para isolamento domiciliar. Gabriela faz perguntas diariamente a essas pessoas para saber a evolução dos sintomas, permitindo que o Iges-DF e o sistema de saúde do DF possam contribuir e auxiliar o paciente que passa por tratamento em casa.