São Sebastião promove encontro de agentes comunitários de saúde
São Sebastião promove encontro de agentes comunitários de saúde
Eles levam a atenção primária para 16 comunidades da Região Administrativa
Os 66 Agentes Comunitários de saúde/ACS da Regional de São Sebastião se reuniram no Clube da Família, na sexta-feira (25), em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde celebrado no dia 04 de outubro. Foi servido aos ACSs participantes um almoço ao meio-dia e meia.
As 14 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) em São Sebastião levam a atenção primária em saúde as 16 comunidades da Região Administrativa que totalizam 130 mil habitantes.
Amauri Torres é Agente de Saúde há 9 anos. Morador do Setor Central, trabalha em uma Equipe do PSF. “Eu me identifico com a profissão. Entrar na casa das pessoas é entrar na intimidade da família, por isso muitas vezes somos considerados como amigos, pois levamos assistência a vários tipos de pessoas necessitadas e classe sociais”. “Posso dizer que é uma profissão prazerosa, pois ajudamos muitas pessoas”, disse.
A agente de saúde Solange dos Santos, 49 anos, mora e trabalha no setor tradicional na Equipe 21, desde 2004. “Gosto de ser agente de saúde, acho muito importante o trabalho de prevenção que o PSF faz, pois nas visitas às residências podemos ver como passam o dia e as pessoas se sentem à vontade para falar de seus anseios e problemas. Faço meu trabalho com muito bom gosto e amor”, confidencia Solange.
Para o coordenador da Regional de Saúde de São Sebastião, Marcus Costa, “O trabalho efetuado pelos agentes de saúde é de fundamental importância para a saúde como um todo. Muitas vezes os ACSs são considerados como verdadeiros anjos pelas famílias assistidas. O PSF é parte de um todo onde a SES/DF procura beneficiar a população por meio das equipes multidisciplinares de saúde. A todos os Agentes de Saúde a minha gratidão".
Marina Ávila