Secretário destaca inovações da gestão em saúde
Secretário destaca inovações da gestão em saúde
Juracy Cavalcante Lacerda Júnior proferiu a palestra de abertura no "I Fórum de Experiência do Paciente do IgesDF"
Humberto Leite, da Agência Saúde DF | Edição: Fabyanne Nabofarzan
A gestão da saúde deve ter como foco os interesses dos pacientes e, para isso, é necessário adotar uma série de medidas, como capacitar os trabalhadores, reduzir desperdícios, promover o uso de tecnologias e compreender toda a jornada do usuário e no serviço de saúde. Essa foi a principal ideia apresentada pelo secretário de Saúde do Distrito Federal, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, na palestra de abertura do "I Fórum de Experiência do Paciente do IgesDF - do cuidado ao encantamento", realizado nesta terça-feira (29), no Memorial JK, em Brasília (DF).
"O melhor interesse do paciente é o único a ser considerado", afirmou o secretário, citando autores de áreas como medicina, inovação, gestão e recursos humanos. Intitulada "Governança clínica - caminhos para a excelência em saúde", a palestra teve como aspecto principal o cuidado dedicado. "75% dos pacientes dizem que a experiência é tão importante quanto o tratamento", citou Juracy Cavalcante Lacerda Júnior.
À frente da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), o gestor traçou aspectos em que as experiências do setor privado se aplicam ao Sistema Único de Saúde (SUS), como o fato de alguns pacientes terem, por exemplo, preferência de serem atendidos por determinada unidade.

Projeto Humanizar
Promovido pelo Instituto de Gestão Estratégia em Saúde do Distrito Federal (IgesDF), o Fórum faz parte do Projeto Humanizar, idealizado pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, com o objetivo de criar um ambiente mais humano nas unidades de saúde, beneficiando pacientes, acompanhantes e outros usuários.
“Este projeto foi abraçado pelo instituto, que o transformou em um programa e tem funcionado muito bem”, disse o presidente do IgesDF, Cleber Fernandes. “São equipes que estão prontas para receber o nosso paciente, orientar, acolher, tratar com todo o carinho, que todo cidadão merece receber ao chegar em qualquer unidade pública de saúde”, completou.
Acolhimento
Entre as práticas implementadas nas unidades de saúde por meio do Humanizar está o prontuário afetivo, que reúne informações como os hobbies, paixões e a forma como o paciente gosta de ser chamado — dados que ajudam a criar vínculos e tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e pessoal.
Também foi criada a cartilha de alta afetiva, entregue aos pacientes com mensagens de gratidão e reconhecimento, além de celebrações simbólicas, como o “sino da vitória”, tocado por pacientes que concluem o tratamento oncológico. Em casos especiais, a equipe chegou a organizar um casamento para pacientes em estágio terminal.

Segundo a gerente-geral de Humanização e Experiência do Paciente, Anucha Soares, essas ações vêm contribuindo para reduzir o medo e a ansiedade dos pacientes, além de fortalecer a empatia e a escuta ativa dos profissionais. “É um novo jeito de cuidar, de olhar para esse paciente valorizando a experiência dele”, afirma.
A gestora explica ainda que sugestões recebidas por pacientes, como a implantação de um jardim terapêutico no Hospital do Sol, já foram atendidas, e que pesquisas de satisfação com metodologia NPS (Net Promoter Score) vêm sendo aplicadas para embasar decisões estratégicas da gestão. “A gente entende que existe um impacto muito positivo quando tratamos o paciente com humanização, cuidado e amor”, resume.
(Com informações da Agência Brasília)