19/11/2024 às 14h15

Secretaria de Saúde discute centros de inteligência e gestão em Curitiba

Troca de experiências e inovação marcaram os dois dias de evento. Ao todo, 22 estados brasileiros enviaram representantes da área

Michele Horovits, Agência Saúde - DF | Edição: Natália Moura

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou do 4º Encontro da Rede do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges-SUS), realizado em Curitiba. O evento reuniu, na última semana, gestores e profissionais de saúde de 22 estados brasileiros para compartilhar práticas inovadoras e promover a gestão estratégica no SUS.

Encontro reuniu  gestores e profissionais de saúde de 22 estados brasileiros para compartilhar práticas inovadoras e promover a gestão estratégica no SUS. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

O DF foi reconhecido como pioneiro por ter sido o terceiro estado a inaugurar seu centro, em outubro de 2023. O Cieges da capital federal é uma plataforma que permite acompanhar dados atualizados e unificados de indicadores como número de servidores em atividade no momento, detalhes de contratos e produção cirúrgica, entre outros.

 

“Nossa apresentação tratou sobre a evolução da integração de dados, o desenvolvimento da plataforma Cieges e a criação da sala de operações. Além disso, destacamos a atuação do comitê da rede que reúne diversas áreas da SES-DF para potencializar a gestão”, afirmou o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.

 

A abordagem inovadora realizada no DF, incluindo o uso de georreferenciamento e monitoramento de filas cirúrgicas, chamou a atenção de gestores de outros estados. "É um sistema que o próprio Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) utiliza como referência de forma regular", acrescentou Vidal.

Painéis apresentam indicadores da Secretaria de Saúde em linguagem acessível, inclusive com uso de mapas. Foto: Divulgação

Além das iniciativas da capital, o evento permitiu a troca de experiências, com apresentação de modelos aplicados em outros estados. Um dos exemplos é o sistema Radar, que monitora fronteiras no Paraná e Mato Grosso do Sul.

 

Qualificação

Uma parceria entre a SES-DF, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conass foi anunciada durante o encontro, garantindo 20 vagas de especialização em transformação digital aos profissionais da Rede Cieges. O curso virtual pretende capacitar gestores no uso de dados e evidências.