15/09/2025 às 08h22

Secretarias de Saúde e Educação apresentam experiências de sucesso do Programa Saúde na Escola

Evento organizado pelo grupo de trabalho intersetorial das duas pastas premiou as melhores iniciativas educativas em saúde

Thaís Cavalcante, da Agência Saúde DF | Edição:

As Secretarias de Saúde (SES-DF) e de Educação (SEE-DF) realizaram, nesta quinta-feira (11), o II Fórum de Experiências Exitosas do Programa Saúde na Escola (PSE) 2025, com o objetivo de compartilhar práticas inspiradoras desenvolvidas no ambiente escolar. No evento, foram apresentadas 14 iniciativas, uma de cada região de ensino do Distrito Federal, abordando temas variados, como orientações em saúde bucal, saúde mental, sexualidade na adolescência, vacinação na escola e prevenção ao mosquito transmissor da dengue.

Entre as propostas apresentadas, três foram escolhidas como destaque. O projeto “Piquenique Inclusivo” conquistou o primeiro lugar. A proposta foi idealizada pelas servidoras da UBS 3 de Taguatinga, Adriany Leão, cirurgiã-dentista, e Patricia Queiroz, enfermeira. O objetivo é trabalhar, de forma lúdica, a alimentação saudável e a saúde bucal com alunos com deficiência.
 

Projeto Piquenique Inclusivo ganhou como melhor experiência exitosa do Programa Saúde na Escola. Foto: Divulgação


Em abril, estudantes do Centro de Ensino Especial 1 de Taguatinga participaram de um piquenique com frutas, sucos naturais e outras guloseimas. A data foi escolhida em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. Os alimentos foram adquiridos por meio de doações da comunidade e empresários locais. Além da alimentação saudável, o momento também incluiu orientações sobre higiene bucal.

Para a coordenadora do PSE na Secretaria de Saúde, Alana Siqueira, o programa tem impacto transformador na vida dos estudantes. “O Programa Saúde na Escola tem o potencial de transformar a vida desses jovens, que se tornam agentes de mudança em suas comunidades. Mais do que promover saúde e prevenir doenças, o PSE, por meio da integração entre saúde e educação, forma protagonistas para um Brasil melhor”, destaca.

Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia intersetorial das Secretarias de Saúde e de Educação do DF, que visa promover a saúde, educar sobre práticas saudáveis e prevenir doenças no ambiente escolar.
 

Evento organizado pelo grupo de trabalho intersetorial teve participação de servidores e colaboradores da saúde e educação de todo o DF. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF